Aula sobre Ods 13 Acao Contra Mudanca Global No Clima
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O ODS 13 - Ação contra mudança global no clima é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU. Ele trata de medidas que devem ser tomadas para combater a mudança climática e seus efeitos, como o aumento da temperatura global, o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar, entre outros. É importante que os estudantes compreendam a gravidade do problema e como suas ações cotidianas podem contribuir para agravá-lo ou combatê-lo.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o objetivo da atividade e contextualize o tema. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre o ODS 13 e suas implicações.Etapa 2 - Mapa conceitual
Os alunos, em grupos de 4, criarão um mapa conceitual sobre o tema. Eles deverão escolher uma ideia central (Mudnaça climática) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala, auxiliando os alunos no processo de criação do mapa.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas. Estimule a discussão e o debate entre os grupos, incentivando a troca de ideias e o aprofundamento do tema.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as práticas humanas afetam a dinâmica climática, como a ilha de calor nas cidades, o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, entre outros. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese da atividade, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a refletirem sobre suas ações cotidianas e como elas podem contribuir para combater a mudança climática.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a troca de ideias e o debate entre os alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa e colaborativa na discussão e debate sobre o tema.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Circular pela sala, auxiliando os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a troca de ideias e o debate entre os alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente na discussão e debate sobre o tema.