ODS 6 - Água limpa e saneamento
Nesta aula de Geografia, vamos falar de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para atingir a Agenda 2030 - vamos conhecer o ODS 6.
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A Agenda 2030 da ONU tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS. Qual é a proposta do ODS 6 – Água Potável e Saneamento?
Atividade completaA)
Garantir água pra toda população urbana do mundo.B) Garantir a gestão sustentável da água potável e do saneamento pra todos.
C) Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento pra todos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A água é um recurso natural essencial para a vida humana e para o desenvolvimento sustentável. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (ODS 6) da ONU tem como objetivo garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Atividade completa4. Rotação por estações:
A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, e seu acesso e saneamento são essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas. Infelizmente, muitas regiões do mundo ainda enfrentam problemas relacionados à falta de água limpa e saneamento adequado. Nesta aula, vamos explorar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, que tem como objetivo garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico para todas as pessoas até 2030.Atividade completa5. Design Sprint:
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (ODS 6) tem como meta garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. A água é um recurso fundamental para a vida e sua escassez afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente em regiões mais pobres e vulneráveis. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos e suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solução de problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
A água é um recurso vital para a vida e sua importância é inegável. No entanto, o acesso à água limpa e ao saneamento básico ainda é um desafio para muitas pessoas no mundo, inclusive no Brasil. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) visa garantir o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento básico para todos até 2030. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia sobre o tema, entender as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Atividade completa7. Gamificação:
O tema da aula será "ODS 6 - Água limpa e saneamento". O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. É importante ressaltar a importância da água limpa e do saneamento para a saúde e a qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento sustentável. Apresenteexemplos práticos de como a falta de água limpa e saneamento pode afetar a vida das pessoas, como doenças e problemas ambientais. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Nesta aula, vamos discutir sobre o ODS 6 - Água limpa e saneamento, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Vamos aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: