Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (ODS 6) tem como meta garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. A água é um recurso fundamental para a vida e sua escassez afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente em regiões mais pobres e vulneráveis. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos e suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de cinco etapas para solução de problemas. Os alunos irão criar um template de Design Sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus subtópicos para os alunos. Em seguida, oriente os alunos a realizar uma pesquisa rápida sobre o tema em seus celulares ou tablets. O objetivo é que os alunos tenham uma visão geral sobre o tema antes de começar a desenvolver o Design Sprint.Como subtemas, você pode usar: Proteção das nascentes, gestão sustentável, tratamento de água ou água potável, entre outros.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema e seus subtópicos. Eles devem usar cores diferentes para cada subtópico e desenhar imagens que representem cada um deles. O objetivo é que os alunos organizem as informações e visualizem as conexões entre os diferentes subtópicos.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão votar nos três subtópicos que consideram mais importantes e relevantes para o tema. O objetivo é que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a tomar decisões em grupo.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um modelo de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos para cada um dos três subtópicos escolhidos na etapa anterior. Eles podem usar materiais como papel, tesoura, cola, lápis de cor etc. O objetivo é que os alunos aprendam a criar soluções criativas e inovadoras para os problemas relacionados ao tema.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus modelos para a turma e explicar como eles funcionam. Em seguida, os alunos irão votar no modelo que consideram mais eficiente e sustentável. O objetivo é que os alunos aprendam a apresentar suas ideias de forma clara e objetiva e a avaliar as soluções apresentadas pelos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
- Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções sustentáveis para os problemas relacionados ao tema.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, tomar decisões em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade e inovação na criação dos modelos de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.
- Clareza e objetividade na apresentação das ideias e soluções propostas.
- Coerência entre as soluções propostas e as informações pesquisadas sobre o tema.
- Respeito e colaboração com os colegas durante todo o processo de Design Sprint.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações sobre o tema.
- Avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as soluções propostas pelos alunos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da gestão sustentável da água e saneamento para a qualidade de vida das pessoas.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas do Design Sprint.
- Realizar a pesquisa e organização das informações sobre o tema.
- Trabalhar em equipe e tomar decisões em grupo.
- Criar soluções criativas e inovadoras para os problemas relacionados ao tema.
- Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva e avaliar as soluções propostas pelos colegas.