Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso vital para a vida e sua importância é inegável. No entanto, o acesso à água limpa e ao saneamento básico ainda é um desafio para muitas pessoas no mundo, inclusive no Brasil. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) visa garantir o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento básico para todos até 2030. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia sobre o tema, entender as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema ODS 6 - Água limpa e saneamento, contextualizando-o e explicando sua importância. Organize uma roda de conversa para que os alunos possam expressar suas opiniões e dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre o mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender as necessidades e desejos das pessoas em relação ao acesso à água limpa e ao saneamento básico.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia em grupos, utilizando os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as necessidades e desejos das pessoas em relação ao acesso à água limpa e ao saneamento básico.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia e discutir em conjunto as necessidades e desejos das pessoas em relação ao acesso à água limpa e ao saneamento básico.

  5. Etapa 5 - Exploração dos recursos hídricos

    Apresente diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Os alunos deverão explorar esses recursos e discutir em grupo suas observações.

  6. Etapa 6 - Criação de um infográfico

    Os alunos irão criar um infográfico sobre as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos, destacando suas vantagens e desvantagens. O objetivo é que os alunos possam visualizar e entender melhor as informações apresentadas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar seus infográficos e discutir em conjunto as informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia e do infográfico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e discutir informações sobre o acesso à água limpa e ao saneamento básico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas no infográfico.
  • Coerência e relevância das informações apresentadas no mapa de empatia.
  • Capacidade dos alunos em analisar e discutir informações sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e contextualizada.
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.
  • Criar um mapa de empatia que reflita as necessidades e desejos das pessoas em relação ao acesso à água limpa e ao saneamento básico.
  • Criar um infográfico claro e coerente sobre as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos.
  • Analisar e discutir informações sobre o tema abordado de forma crítica e reflexiva.