Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema da aula será "ODS 6 - Água limpa e saneamento". O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. É importante ressaltar a importância da água limpa e do saneamento para a saúde e a qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento sustentável. Apresenteexemplos práticos de como a falta de água limpa e saneamento pode afetar a vida das pessoas, como doenças e problemas ambientais. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia da Gamificação será utilizada. Divida a turma em grupos de 4 alunos e informe-os que cada grupo escolherá um tema relacionado à água limpa e saneamento para criar seu jogo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar o mapa de registro do seu jogo, preenchendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema escolhido

    Os grupos irão pesquisar sobre o tema escolhido para criar o jogo, buscando informações sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo utilizando materiais disponíveis em sala de aula, como papel, lápis de cor, canetinhas, cola, etc. Eles deverão criar um jogo que seja engajador e que ajude a explicar o tema escolhido.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a explicar o tema escolhido.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre os diferentes temas escolhidos e sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos apresentadas nos jogos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância da água limpa e do saneamento para a saúde e a qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar e defender suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Relevância do jogo para o tema escolhido.
  • Colaboração e participação do grupo.
  • Coerência entre os elementos do mapa de registro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na pesquisa sobre o tema escolhido.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Acompanhar e orientar os grupos na criação dos jogos.
  • Conduzir a discussão em grupo após as apresentações.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à água limpa e saneamento para criar o jogo.
  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Pesquisar sobre o tema escolhido.
  • Criar o jogo utilizando materiais disponíveis em sala de aula.
  • Apresentar o jogo para a turma e participar da discussão em grupo.