Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos discutir sobre o ODS 6 - Água limpa e saneamento, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Vamos aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize sobre o ODS 6 - Água limpa e saneamento, bem como a metodologia ativa que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 alunos e orientecada grupo a escolher um subtema relacionado ao ODS 6 - Água limpa e saneamento para discutir e apresentar.

    Como subtemas, você pode usar: Proteção das nascentes, gestão sustentável, tratamento de água ou água potável, entre outros.


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para fazer uma pesquisa sobre o subtema escolhido e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.

  4. Etapa 4 - Debate crítico

    Cada grupo apresentará seu subtema e o template de avaliação por rubrica criado. Os demais grupos farão perguntas críticas e construtivas sobre o subtema apresentado, utilizando o template de avaliação por rubrica criada.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua essa aulasobre o tema e a metodologia utilizada, reforçando a importância do ODS 6 - Água limpa e saneamento e da preservação dos recursos hídricos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Organize a turma em círculo e promova uma autoavaliação, estimulando os alunos a expor suas opiniões a respeito das atividades desenvolvidas, assim como seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas;
  • Uso adequado do template de avaliação por rubrica;
  • Participação ativa no debate crítico.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar a pesquisa e a criação do template de avaliação por rubrica;
  • Mediar o debate crítico;
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Escolher um subtema relacionado ao ODS 6 - Água limpa e saneamento para discutir e apresentar;
  • Pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um template de avaliação por rubrica;
  • Participar ativamente do debate crítico;
  • Fazer perguntas críticas e construtivas sobre os subtemas apresentados;
  • Contribuir para a conclusão da aula.