Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos discutir sobre o ODS 6 - Água limpa e saneamento, que é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU. Vamos aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão incentivados a criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualize sobre o ODS 6 - Água limpa e saneamento, bem como a metodologia ativa que será utilizada.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 5 alunos e orientecada grupo a escolher um subtema relacionado ao ODS 6 - Água limpa e saneamento para discutir e apresentar.Como subtemas, você pode usar: Proteção das nascentes, gestão sustentável, tratamento de água ou água potável, entre outros.
Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos terão 20 minutos para fazer uma pesquisa sobre o subtema escolhido e criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”.Etapa 4 - Debate crítico
Cada grupo apresentará seu subtema e o template de avaliação por rubrica criado. Os demais grupos farão perguntas críticas e construtivas sobre o subtema apresentado, utilizando o template de avaliação por rubrica criada.Etapa 5 - Conclusão
Conclua essa aulasobre o tema e a metodologia utilizada, reforçando a importância do ODS 6 - Água limpa e saneamento e da preservação dos recursos hídricos.Etapa 6 - Avaliação
Organize a turma em círculo e promova uma autoavaliação, estimulando os alunos a expor suas opiniões a respeito das atividades desenvolvidas, assim como seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos;
- Estimular o trabalho em grupo e a pesquisa;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza das informações apresentadas;
- Uso adequado do template de avaliação por rubrica;
- Participação ativa no debate crítico.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia;
- Dividir os alunos em grupos;
- Orientar a pesquisa e a criação do template de avaliação por rubrica;
- Mediar o debate crítico;
- Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Escolher um subtema relacionado ao ODS 6 - Água limpa e saneamento para discutir e apresentar;
- Pesquisar sobre o subtema escolhido e criar um template de avaliação por rubrica;
- Participar ativamente do debate crítico;
- Fazer perguntas críticas e construtivas sobre os subtemas apresentados;
- Contribuir para a conclusão da aula.