Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A água é um recurso fundamental para a vida na Terra, e seu acesso e saneamento são essenciais para a saúde e o bem-estar das pessoas. Infelizmente, muitas regiões do mundo ainda enfrentam problemas relacionados à falta de água limpa e saneamento adequado. Nesta aula, vamos explorar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, que tem como objetivo garantir o acesso à água potável e ao saneamento básico para todas as pessoas até 2030.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula: ODS 6 - Água limpa e saneamento, para contextualizar esse tema, explique sobre a agenda 2030 e qual a sua importância para as futuras gerações.Etapa 2 - Formação dos grupos e orientações
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Explorando a água
Nesta estação, os alunos irão explorar diferentes formas de uso da água e as formas de apropriação dos recursos hídricos. Apresente exemplos práticos e didáticos, como o sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Etapa 4 - Estação 2 - Saneamento básico
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre saneamento básico e sua importância para a saúde pública. Apresente exemplos práticos e didáticos, como o tratamento de esgoto e a coleta de lixo, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Etapa 5 - Estação 3 - Uso do solo
Nesta estação, os alunos irão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo, como rotação de terras, terraceamento e aterros, e sua relação com o acesso à água limpa e saneamento adequado. Apresente exemplos práticos e didáticos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e como as diferentes formas de uso do solo e apropriação dos recursos hídricos podem afetar o acesso à água limpa e saneamento adequado. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular o debate.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma breve revisão dos principais pontos abordados e reforçando a importância do ODS 6 para o desenvolvimento sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
- Estimular a discussão e o debate entre os alunos sobre a importância do acesso à água limpa e saneamento adequado.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos apresentados nas estações.
- Habilidade em explicar as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Ações do professor
- Orientar e estimular a participação dos alunos nas atividades em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos conceitos.
- Fazer perguntas para estimular o debate e a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Compartilhar conhecimento e ideias com os colegas.
- Fazer perguntas e participar do debate sobre o tema.