Aula sobre Ods 6 Agua Limpa E Saneamento
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A água é um recurso natural essencial para a vida humana e para o desenvolvimento sustentável. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (ODS 6) da ONU tem como objetivo garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos, bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Introduza o tema explicando a importância da água e sua relação com o desenvolvimento sustentável. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o ODS 6 aos alunos.Etapa 2 - Leitura e discussão em grupo
Para estudar em casa, disponibilize um texto para os alunos sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala de aula, organize a turma em grupos e oriente-os a discutir sobre as vantagens e desvantagens em relação ao texto estudado em casa. Forneça exemplos de diferentes épocas e lugares para ajudar na discussão.Etapa 4 - Criação do template Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Pesquisa em casa
Os alunos irão pesquisar sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos em sua região e em outras partes do mundo. Eles deverão utilizar a internet e outras fontes disponíveis para coletar informações.Etapa 6 - Apresentação em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos e apresentar suas pesquisas para a turma. Cada grupo deverá utilizar o template criado na etapa 4 para avaliar a apresentação dos demais grupos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da gestão sustentável da água e incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas vidas cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo
- Desenvolver a capacidade de avaliação e autoavaliação dos alunos
- Promover a compreensão sobre a importância da gestão sustentável da água e do desenvolvimento sustentável
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo
- Qualidade da pesquisa realizada
- Criatividade e clareza na apresentação
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs
- Reflexão crítica sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos apresentados
Ações do professor
- Introduzir o tema e fornecer exemplos práticos
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo
- Oferecer suporte na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
- Fornecer feedback construtivo sobre as apresentações dos alunos
- Concluir a aula reforçando a importância do tema abordado
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo
- Realizar uma pesquisa de qualidade
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs adequado
- Apresentar as informações de forma clara e criativa
- Refletir criticamente sobre as diferentes formas de uso do solo e de apropriação dos recursos hídricos apresentados.