Ondas

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer as ondas. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sobre as ondas, é certo afirmar que:

    A) As ondas sonoras precisam de um meio material pra se propagar.

    B) Todo tipo de onda precisa de um meio material pra sua propagação.

    C) Ondas eletromagnéticas se propagam através de um meio material.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As ondas estão presentes em nosso cotidiano, desde a luz até o som. Nesta aula, vamos explorar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

    Objetivo:

    Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

    Intencionalidades Pedagógicas:

    1\. Desenvolver a habilidade de investigação científica dos alunos.

    2\. Estimular o trabalho em grupo e a criatividade.

    3\. Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

    Plano de Aula:

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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A aula sobre ondas é fundamental para que os estudantes possam compreender os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Intencionalidades pedagógicas:

    1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em "Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana."

    2\. Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

    3\. Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões.

    Plano de aula:

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  5. 5. Design Sprint:

    Ondas estão presentes em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a luz que nos permite enxergar até o som que ouvimos. Nesta aula, vamos explorar como as ondas são transmitidas e recebidas, revolucionando os sistemas de comunicação humana.
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  6. 6. Design Thinking:

    Ondas são um fenômeno comum em nosso cotidiano, mas muitas vezes não damos a devida atenção para sua presença. A luz, o som e as ondas de rádio são exemplos de ondas que nos cercam. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de ondas, suas propriedades, como elas são usadas em nossa vida diária e as consequências de faltas/excessos.
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  7. 7. Ensino Híbrido:

    O tema "Ondas" é muito presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. Desde a transmissão de dados pela internet até o som que ouvimos na televisão, as ondas estão presentes em diversos aspectos da nossa vida. Nesta aula, vamos explorar como as ondas são transmitidas e recebidas, investigando os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Ondas são um fenômeno físico que pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, desde a transmissão de sinais de televisão e rádio até a comunicação por meio de telefones celulares. Nesta aula de Ciências, os alunos serão convidados a investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
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