Aula sobre Ondas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A aula sobre ondas é fundamental para que os estudantes possam compreender os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som, que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Intencionalidades pedagógicas:
1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em "Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana."
2\. Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
3\. Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões.
Plano de aula:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são ondas e suas principais características. É importante que o professor utilize exemplos práticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.Etapa 2 - Definição do problema
Proponha um problema relacionado ao tema da aula, como por exemplo: "Como a transmissão de ondas de rádio é realizada?". Os alunos devem discutir em grupo e definir o problema em seus diários de bordo.Etapa 3 - Pesquisa e geração de alternativas
Os alunos devem pesquisar e discutir em grupo as possíveis alternativas para a solução do problema proposto. Ronde os grupos e auxilie os alunos em suas pesquisas.Etapa 4 - Solução
Os alunos devem definir a solução para o problema proposto e registrar em seus diários de bordo. Ronde os grupos e auxilie os alunos na definição da solução.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema proposto em sala de aula. Incentive a participação de todos os alunos distribuindo funções e fazer perguntas para verificar se todos compreenderam o assunto.Etapa 6 - Discussão
Promova uma discussão em sala de aula sobre as soluções apresentadas pelos grupos. É importante que os alunos possam debater e trocar ideias sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais conceitos abordados e cite outros exemplos da utilidade diária de ondas de rádio, bem como o desenvolvimento de sua descoberta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana."
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em resolver problemas e tomar decisões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula e na discussão em grupo.
- Qualidade do diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Qualidade da apresentação e da solução proposta para o problema.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o assunto da aula.
- Estimular a participação dos alunos e promover a troca de ideias.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e na definição da solução do problema.
- Fazer perguntas para verificar se os alunos compreenderam o assunto.
- Concluir a aula reforçando os principais conceitos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.
- Pesquisar e discutir em grupo as possíveis alternativas para a solução do problema proposto.
- Definir a solução para o problema proposto e registrar em seus diários de bordo.
- Apresentar a solução proposta em sala de aula.
- Debater e trocar ideias sobre o tema.