Aula sobre Ondas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As ondas estão presentes em nosso cotidiano, desde a luz até o som. Nesta aula, vamos explorar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

Objetivo:

Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

Intencionalidades Pedagógicas:

1\. Desenvolver a habilidade de investigação científica dos alunos.

2\. Estimular o trabalho em grupo e a criatividade.

3\. Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema. Em seguida, os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a realização do projeto.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo - Problema

    Os alunos, em grupo, devem definir um problema relacionado ao tema ondas. Exemplo: Como melhorar a qualidade do som em um ambiente ruidoso? Como a onda se transforma no som que escutamos?

  3. Etapa 3 - Diário de bordo - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupo, devem discutir e propor alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Diário de bordo - Solução

    Os alunos, em grupo, devem escolher a melhor alternativa para solucionar o problema definido na etapa 2.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresenta seu projeto e sua solução para o problema.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos discutem em grupo sobre as soluções apresentadas e sugerem possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a aula e os alunos diários de bordo entregues pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de investigação científica dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no projeto.
  • Cooperação e colaboração em grupo.
  • Qualidade da apresentação do projeto.
  • Coerência e clareza dos objetivos propostos no diário de bordo.
  • Criatividade e originalidade na proposta de solução do problema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos em relação ao tema e à metodologia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para correção de rumo, caso necessário.
  • Avaliar de forma justa e imparcial os projetos apresentados.
  • Propor atividades complementares para aprofundamento do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e do projeto.
  • Colaborar com o grupo e respeitar os colegas.
  • Propor ideias criativas e soluções inovadoras.
  • Apresentar o projeto de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo e sugerir melhorias.