Aula sobre Ondas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Ondas estão presentes em diversos aspectos do nosso cotidiano, desde a luz que nos permite enxergar até o som que ouvimos. Nesta aula, vamos explorar como as ondas são transmitidas e recebidas, revolucionando os sistemas de comunicação humana.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema "Ondas" e contextualizando-o para os alunos. É importante destacar exemplos práticos do uso das ondas no cotidiano, como a transmissão de informações via rádio e televisão.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar e discutir em grupo sobre como as ondas são transmitidas e recebidas, ou seja, como exploramos as características das ondas. Forneça materiais de apoio, como textos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve fazer um esboço de como as ondas são transmitidas e recebidas, destacando os principais mecanismos envolvidos. É importante que os alunos utilizem a criatividade e a imaginação para elaborar o esboço.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual é o mais adequado para representar o tema. É importante que os alunos justifiquem suas escolhas e debatam sobre as vantagens e desvantagens de cada esboço.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no esboço escolhido, os grupos devem criar um protótipo utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Forneça materiais como papel, canetas e lápis de cor.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo e explicar como as ondas são transmitidas e recebidas de acordo com o esboço escolhido. Os alunos devem avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir em conjunto sobre as principais ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Finalize a aula destacando as principais ideias apresentadas pelos grupos e reforçando a importância das ondas na comunicação humana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade investigativa dos alunos em relação aos mecanismos de transmissão e recepção de ondas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de esboços e protótipos.
  • Aprimorar a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criado pelo grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Avaliar e dar feedback sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o tema.
  • Criar esboços e protótipos criativos e coerentes.
  • Apresentar as ideias de forma clara e objetiva.