Aula sobre Ondas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Ondas são um fenômeno comum em nosso cotidiano, mas muitas vezes não damos a devida atenção para sua presença. A luz, o som e as ondas de rádio são exemplos de ondas que nos cercam. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de ondas, suas propriedades, como elas são usadas em nossa vida diária e as consequências de faltas/excessos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explicar a importância das ondas na nossa vida cotidiana. Use exemplos como a transmissão de rádio e televisão, a comunicação por telefone celular e a internet.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos devem preencher um mapa de empatia, com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em como era antes de explorarmos as ondas tecnologicamente e como pessoas eram afetadas em sua vida diária e preencher cada campo com informações relevantes.Em outra perspectiva, introduza poluição sonora e faça o mapa de empatia baseado nela.
Etapa 3 - Apresentação dos mapas
Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia para a turma e discutir as informações coletadas. Incentive a discussão e fazer perguntas para esclarecer as informações apresentadas.Etapa 4 - Tipos de ondas
Apresente os diferentes tipos de ondas, como ondas sonoras, ondas eletromagnéticas e ondas mecânicas. Ele deve explicar as características de cada tipo e como eles são usados em nossa vida diária.Etapa 5 - Exemplos práticos
Os alunos devem pesquisar exemplos práticos de como as ondas são usadas em nossa vida diária. Eles podem pesquisar sobre a transmissão de rádio e televisão, a comunicação por telefone celular e a internet. Cada grupo deve apresentar um exemplo para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre como as ondas podem ser usadas para melhorar a vida das pessoas. Eles devem apresentar suas ideias para a turma e discutir em conjunto.Etapa 7 - Conclusão
Recapitule o que foi aprendido na aula e enfatizar a importância das ondas em nossa vida diária.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de aplicar a metodologia Design Thinking em situações do cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade do mapa de empatia produzido pelos alunos e da apresentação dos exemplos práticos pelos grupos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a importância das ondas em nossa vida diária.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre a importância das ondas em nossa vida diária.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
- Fazer perguntas para esclarecer as informações apresentadas pelos alunos.
- Recapitular o que foi aprendido na aula e enfatizar a importância das ondas em nossa vida diária.
Ações do aluno
- Preencher um mapa de empatia com informações relevantes sobre como as ondas afetam as pessoas em sua vida diária.
- Pesquisar exemplos práticos de como as ondas são usadas em nossa vida diária.
- Apresentar um exemplo prático para a turma.
- Discutir em grupo sobre como as ondas podem ser usadas para melhorar a vida das pessoas.
- Participar ativamente da atividade em grupo.