Aula sobre Ondas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Ondas" é muito presente em nosso cotidiano, mesmo que muitas vezes não percebamos. Desde a transmissão de dados pela internet até o som que ouvimos na televisão, as ondas estão presentes em diversos aspectos da nossa vida. Nesta aula, vamos explorar como as ondas são transmitidas e recebidas, investigando os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

  1. Etapa 1 - Em casa

    Envie para os alunos um vídeo, texto ou mesmo perguntarão aos adultos responsáveis sobre a invenção do rádio e trarão essas informações para a sala de aula.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Introduza o tema "Ondas" e explique a importância dele em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos e pesquisar online sobre os diferentes tipos de ondas, sua utilidade para humanos e/ou papel na natureza, como as ondas sonoras, ondas de rádio e ondas eletromagnéticas. Cada grupo irá preencher o campo de Check-in do seu template com as informações pesquisadas e aprendidas no material enviado para casa.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente e destrinche exemplos práticos do uso das ondas em nosso cotidiano, como a transmissão de rádio, ondas eletromagnéticas ou televisão. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do seu template com as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos irão se reunir novamente em grupos e debater sobre como seu conhecimento acerca das ondas se modificou desde o primeiro contato com o material. Cada grupo irá preencher o campo de Check-out do seu template com as informações discutidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da sua pesquisa, utilizando o template de registro de aprendizagem como base.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando a importância das ondas em nosso cotidiano e como elas revolucionaram os sistemas de comunicação humana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão sobre o tema.
  • Proporcionar uma atividade prática para que os alunos possam entender como as ondas são transmitidas e recebidas.
  • Incentivar a utilização de metodologias ativas, como o Ensino Híbrido.
  • Estimular a criação de um template de registro de aprendizagem para que os alunos possam organizar e registrar as informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização correta do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação realizadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância dele em nosso cotidiano.
  • Apresentar exemplos práticos do uso das ondas em nosso cotidiano.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a discussão sobre o tema.
  • Proporcionar uma atividade prática para que os alunos possam entender como as ondas são transmitidas e recebidas.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, ressaltando a importância das ondas em nosso cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de ondas.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Realizar a atividade prática para entender como as ondas são transmitidas e recebidas.
  • Apresentar os resultados da pesquisa e da atividade prática.