Aula sobre Onde Ou Aonde

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A utilização correta das palavras "onde" e "aonde" é fundamental para a escrita de textos de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. O objetivo desta atividade é trabalhar a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, com estruturas sintáticas complexas, no nível da oração e do período. Nesta atividade, os alunos vão utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para criar um diário de bordo e desenvolver o tema em grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando o tema "Onde ou aonde", explicando as diferenças de uso entre as duas palavras. Apresente exemplos práticos de textos que contenham o uso correto e incorreto das palavras e peça que os alunos identifiquem a diferença entre eles.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Os alunos, em grupos, devem criar um problema prático relacionado ao uso das palavras "onde" e "aonde". Cada grupo vai apresentar o problema criado para o restante da turma.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Em seguida, os grupos devem pensar em alternativas para solucionar o problema. Depois de estabelecidas as possíveis alternativas, cada grupo deve apresentar ao restante da turma as possibilidades que pensaram, explicando o caminho que traçaram para chegar a essas opções.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem então escolher a melhor alternativa e chegar a uma única solução. Cada grupo vai apresentar o que pensa ser a melhor opção de solução para o restante da turma.

  5. Etapa 5 - Criação do Diário de Bordo

    Cada grupo vai então criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser feito em papel e caneta.

  6. Etapa 6 - Socialização dos Diários de Bordo

    Por fim, os grupos podem compartilhar seus diários de bordo com o restante da turma, apresentando e explicando os momentos de desafio, as soluções desenvolvidas e o percurso traçado pelo grupo do início ao fim da atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor vai avaliar os alunos de acordo com critérios previamente estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de escrever textos utilizando corretamente as palavras “onde” e “aonde”, compreendendo sua diferença de uso e de significado.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das palavras "onde" e "aonde".
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.
  • Criatividade na solução do problema.
  • Preenchimento do diário de bordo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar as diferenças de uso entre as palavras "onde" e "aonde".
  • Apresentar exemplos práticos de textos.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante a atividade.
  • Avaliar os alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
  • Dar feedbacks para os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um problema relacionado ao uso das palavras "onde" e "aonde".
  • Criar alternativas para solucionar o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e chegar a uma solução.
  • Criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo ao restante da turma.