Aula sobre Onde Ou Aonde

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O uso correto das palavras “onde” e “aonde” é um dos principais desafios da língua portuguesa. Muitas vezes, os estudantes têm dificuldade em entender quando usar cada uma delas. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos, como uma viagem de férias em que é necessário diferenciar entre "onde" e "aonde" para se localizar e encontrar os lugares desejados. Na aula, a metodologia ativa Cultura Maker será aplicada, em que os alunos trabalharão em grupo para criar um diário de bordo, utilizando as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema "Onde ou aonde", explique as diferenças entre as duas palavras e mostre exemplos de cada uma delas. Em seguida, divida os alunos em grupos para iniciar a atividade.

  2. Etapa 2 - Problema

    Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao uso de "onde" e "aonde" e apresentar para a turma. O professor poderá auxiliar na escolha dos problemas, caso seja necessário. Exemplo de problema: "Como usar corretamente as palavras 'onde' e 'aonde' em uma viagem?"

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema escolhido.

    Exemplo de alternativa: "Pesquisar sobre as regras de uso de 'onde' e 'aonde' e criar um guia para consulta durante a viagem."


  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher uma alternativa e criar um diário de bordo para a solução do problema. O diário deverá conter informações sobre a viagem e exemplos práticos de como usar corretamente as palavras "onde" e "aonde".

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma. Incentive a criatividade dos alunos na apresentação, como a utilização de recursos audiovisuais.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula sobre as soluções apresentadas pelos grupos e reforce as regras de uso de "onde" e "aonde".

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Para finalizar a aula, os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em situações futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos, por meio da metodologia ativa Cultura Maker.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o uso correto da língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
  • Clareza e correção no uso das palavras "onde" e "aonde".
  • Criatividade na apresentação do diário de bordo.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre "onde" e "aonde".
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliar na escolha dos problemas.
  • Orientar os grupos durante as etapas de geração de alternativas e solução.
  • Promover a discussão em sala de aula após as apresentações dos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Escolher um problema relacionado ao uso de "onde" e "aonde".
  • Gerar alternativas para solucionar o problema escolhido.
  • Criar um diário de bordo com informações sobre a viagem e exemplos práticos de como usar corretamente as palavras "onde" e "aonde".
  • Fazer uma reflexão sobre o aprendizado ao final da aula.