Aula sobre Onde Ou Aonde

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A aula sobre "Onde ou aonde" é fundamental para os alunos desenvolverem a habilidade de escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período. Saber quando utilizar "onde" ou "aonde" é uma questão de coerência e coesão textual, e é um tema que pode ser encontrado em diversos contextos, como em redações, textos argumentativos, e-mails e até mesmo nas redes sociais. Nesta aula, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, que irá ajudá-los a desenvolver suas habilidades de escrita e a compreender melhor o uso correto dessas palavras.

  1. Etapa 1 - Check-in

    O professor deve iniciar a aula com uma atividade de check-in para os alunos poderem compartilhar como estão se sentindo e o que esperam aprender na aula de hoje. Isso ajuda a criar um ambiente acolhedor e engajado.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    O professor deve apresentar o tema "Onde ou aonde" e explicar as diferenças entre eles. É importante que o professor utilize exemplos para os alunos poderem compreender melhor o uso correto dessas palavras.

  3. Etapa 3 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve explicar como os alunos devem criar o template e quais campos devem ser incluídos.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do tema

    Os alunos devem pesquisar e selecionar exemplos de frases que utilizam "onde" e "aonde". Em seguida, devem classificar essas frases conforme o contexto em que foram utilizadas. O professor deve orientar os alunos nessa etapa e auxiliá-los na correção das frases que estiverem incorretas.

  5. Etapa 5 - Aplicação do tema

    Os alunos devem aplicar o tema em situações reais, como na escrita de e-mails ou cartas. O professor deve orientar os alunos nessa etapa e auxiliá-los na correção dos textos que estiverem incorretos.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Ao final da aula, os alunos devem compartilhar o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema. O professor pode utilizar essa etapa para avaliar o aprendizado dos alunos e identificar pontos que precisam ser reforçados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, conforme a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • Estimular a pesquisa e a seleção de exemplos práticos para a aplicação do tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o tema em situações reais, como na escrita de e-mails ou cartas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta de "onde" e "aonde" nas frases selecionadas pelos alunos.
  • Aplicação correta do tema em situações reais, como na escrita de e-mails ou cartas.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Auxiliar os alunos na correção das frases que estiverem incorretas.
  • Orientar os alunos na aplicação do tema em situações reais, como na escrita de e-mails ou cartas.

Ações do aluno

  • Selecionar exemplos práticos para a aplicação do tema.
  • Classificar as frases selecionadas conforme o contexto em que foram utilizadas.
  • Escrever textos utilizando corretamente "onde" e "aonde".