Aula sobre Onde Ou Aonde

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A aula sobre "Onde ou aonde" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão. Para isso, vamos usar a metodologia ativa Rotação por estações, que permitirá que os alunos trabalhem em grupos e de forma autônoma. Inicie a aula com uma breve explicação sobre a diferença entre "onde" e "aonde". Utilize exemplos práticos de situações cotidianas, como, por exemplo: "Onde você mora?" e "Aonde você vai?". Explique que "onde" é utilizado para indicar lugar, enquanto "aonde" é utilizado para indicar movimento em direção a algum lugar.

  1. Etapa 1 -

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique a metodologia Rotação por estações. Crie 4 estações, cada uma com atividades diferentes sobre "Onde ou aonde".

  2. Etapa 2 -

    Na primeira estação, os alunos deverão ler uma tirinha ou um trecho de um texto que contenha o uso correto de "onde" e "aonde" e destacar as palavras que indicam lugar e as que indicam movimento em direção a algum lugar. Para isso, disponibilize tirinhas impressas ou um livro didático que contenha um trecho que aborde o tema.

  3. Etapa 3 -

    Na segunda estação, os alunos deverão criar frases utilizando corretamente as palavras "onde" e "aonde". Para isso, disponibilize cartões com palavras ou frases que possam ser utilizadas pelos alunos.

  4. Etapa 4 -

    Na terceira estação, os alunos deverão criar um diálogo entre dois personagens utilizando corretamente as palavras "onde" e "aonde". Para isso, disponibilize cartões com personagens e situações que possam ser utilizados pelos alunos.

  5. Etapa 5 -

    Na quarta estação, os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar o modelo como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade desenvolvida nas estações.

  6. Etapa 6 -

    Depois que todos os grupos tiverem passado pelas estações, peça que cada grupo apresente o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs e explique como a atividade ajudou a compreender melhor o uso de "onde" e "aonde".

  7. Etapa 7 -

    Para finalizar a aula, peça que os alunos escrevam um pequeno texto utilizando corretamente as palavras "onde" e "aonde". Você pode avaliar o texto utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar corretamente as palavras “onde” e “aonde”.
  • Incentivar a colaboração entre os alunos e a troca de conhecimentos.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos na busca por informações e na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Uso correto das palavras "onde" e "aonde".
  • Estruturação correta das frases e diálogos.
  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Uso adequado do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Disponibilizar material impresso para as atividades.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a realização das atividades.
  • Avaliar os trabalhos dos alunos utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a colaboração e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Identificar o uso correto de "onde" e "aonde".
  • Criar frases e diálogos utilizando corretamente as palavras "onde" e "aonde".
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Escrever um pequeno texto utilizando corretamente as palavras "onde" e "aonde".