Aula sobre Onde Ou Aonde
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A língua portuguesa é repleta de particularidades e nuances que podem gerar dúvidas e confusões na hora de escrever ou falar. Uma dessas dúvidas recorrentes é o uso correto de "onde" e "aonde". Saber a diferença entre elas é fundamental para escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão. Esse é o tema dessa atividade com metodologia de sala de aula invertida.
Etapa 1 - Preparação
Prepare uma lista com exemplos de frases que utilizem "onde" e "aonde" de forma correta e incorreta, e compartilhe ou distribua para os alunos antes da aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão estudar a lista de exemplos e pesquisar em dicionários e gramáticas a definição e uso correto de "onde" e "aonde".Etapa 3 - Mapa conceitual
Na aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa conceitual pode ser feito em papel sulfite e com canetas coloridas.Etapa 4 - Discussão
Após a criação dos mapas, cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e discutir com os demais alunos sobre o que foi aprendido e quais foram as principais dificuldades encontradas.Etapa 5 - Exercícios
Proponha exercícios práticos para fixar o conteúdo aprendido. Você pode pedir, por exemplo, que os alunos criem frases com "onde" e "aonde" ou apontem erros em frases já criadas.Etapa 6 - Revisão
Revisite os exemplos das frases compartilhadas anteriormente e cheque se os alunos conseguem identificar corretamente o uso de "onde" e "aonde".Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos segundo os seguintes critérios: uso correto de "onde" e "aonde", criatividade na criação de frases, participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da capacidade de pesquisa e busca por informações em fontes confiáveis.
- Estímulo ao trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
- Incentivo ao pensamento crítico e reflexão sobre a língua portuguesa.
Critérios de avaliação
- Uso correto de "onde" e "aonde".
- Criatividade na criação de frases.
- Participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Preparação de lista com exemplos de frases.
- Orientação dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Proposição de exercícios práticos para fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Estudo prévio da lista de exemplos e pesquisas em dicionários e gramáticas.
- Criação do mapa conceitual em grupo.
- Participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.