Aula sobre Onu

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de promover a cooperação e a resolução pacífica de conflitos entre os países. A ONU é composta por 193 países membros e possui diversas agências e programas que atuam em áreas como direitos humanos, saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

  1. Etapa 1 - Entender

    Divida a turma em grupos e peça que cada grupo pesquise sobre a atuação da ONU em um determinado tema, como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outros. Os alunos devem buscar informações em livros, revistas, jornais e outras fontes analógicas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço com as principais informações e exemplos práticos como por exemplo: direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Convenção sobre os Direitos da Criança, Convenção sobre a Diversidade Biológica, Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

    Esses exemplos tem por objetivo ilustrar a atuação da ONU em diversas áreas.


  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços, para isso, oriente-os a discutir como será essa apresentação. Auxilie na escolha dos materiais simples que serão utilizados na apresentação, como cartazes, desenhos, maquetes, entre outros.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos devem criar um protótipo da apresentação, utilizando os materiais simples escolhidos na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e receber feedbacks dos colegas e de você, professor.

  6. Etapa 6 - Refinar

    Com base nos feedbacks recebidos, cada grupo deve refinar sua apresentação e preparar a versão final.

  7. Etapa 7 - Apresentar

    Os grupos devem apresentar suas versões finais para a turma, utilizando os materiais escolhidos e aplicando as informações pesquisadas sobre a atuação da ONU em um determinado tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a atuação da ONU em diferentes áreas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia dos alunos na busca de informações em fontes disponíveis.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação das informações.
  • Utilização adequada dos materiais escolhidos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todo o processo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a atuação da ONU em diferentes áreas.
  • Auxiliar na escolha dos materiais que serão utilizados na apresentação.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Buscar informações em fontes analógicas sobre a atuação da ONU em diferentes áreas.
  • Trabalhar em equipe para criar a apresentação utilizando recursos simples.
  • Dar e receber feedbacks dos colegas e do professor para aprimorar a apresentação.