Aula sobre Onu

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional composta por países que se unem com o objetivo de promover a paz, a segurança, o desenvolvimento econômico e social e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo. A ONU é uma instituição muito importante no cenário mundial e, por isso, é fundamental que os alunos do 8º ano do ensino fundamental conheçam sua atuação.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a ONU e quais são as suas expectativas em relação ao tema. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e criar um ambiente acolhedor e participativo.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente aos alunos a ONU e explique suas principais funções e objetivos. É importante utilizar recursos simples, como mapas, cartazes e imagens para tornar a aula mais visual e dinâmica.

  3. Etapa 3 - Subtemas

    Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um subtema relacionado à atuação da ONU, como direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico, entre outros. Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Antes de iniciar as apresentações, peça aos alunos que registrem em seus templates de registro de aprendizagem, os pontos que mais chamaram sua atenção durante a aula. O objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e se preparem para as apresentações.

  5. Etapa 5 - Apresentações

    Cada grupo deve apresentar seu subtema para a turma. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para estimular a reflexão e o debate.

  6. Etapa 6 - Aprofundamento

    Após as apresentações, proponha uma atividade de aprofundamento, na qual os alunos devem escolher um subtema e pesquisar mais a fundo sobre ele. O objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento da habilidade de análise.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Ao final da aula, peça aos alunos que registrem em seus templates de registro de aprendizagem, o que aprenderam de novo com as apresentações e a atividade de aprofundamento. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Promover o debate e a reflexão sobre a atuação da ONU.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento nas atividades propostas;
  • Qualidade das apresentações e do trabalho em grupo;
  • Demonstração da habilidade de análise e reflexão.

Ações do professor

  • Utilizar recursos simples para tornar a aula mais visual e dinâmica;
  • Incentivar a participação dos alunos e promover o debate;
  • Propor atividades que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento da habilidade de análise.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
  • Registrar as aprendizagens em seus templates de registro de aprendizagem.