Aula sobre Onu
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional composta por países que se unem com o objetivo de promover a paz, a segurança, o desenvolvimento econômico e social e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo. A ONU é uma instituição muito importante no cenário mundial e, por isso, é fundamental que os alunos do 8º ano do ensino fundamental conheçam sua atuação.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a ONU e quais são as suas expectativas em relação ao tema. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e criar um ambiente acolhedor e participativo.Etapa 2 - Contextualização
Apresente aos alunos a ONU e explique suas principais funções e objetivos. É importante utilizar recursos simples, como mapas, cartazes e imagens para tornar a aula mais visual e dinâmica.Etapa 3 - Subtemas
Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um subtema relacionado à atuação da ONU, como direitos humanos, meio ambiente, desenvolvimento econômico, entre outros. Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema e preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.Etapa 4 - Check-out
Antes de iniciar as apresentações, peça aos alunos que registrem em seus templates de registro de aprendizagem, os pontos que mais chamaram sua atenção durante a aula. O objetivo é fazer com que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e se preparem para as apresentações.Etapa 5 - Apresentações
Cada grupo deve apresentar seu subtema para a turma. Incentive a participação dos alunos e faça perguntas para estimular a reflexão e o debate.Etapa 6 - Aprofundamento
Após as apresentações, proponha uma atividade de aprofundamento, na qual os alunos devem escolher um subtema e pesquisar mais a fundo sobre ele. O objetivo é estimular a pesquisa e o desenvolvimento da habilidade de análise.Etapa 7 - Check-out
Ao final da aula, peça aos alunos que registrem em seus templates de registro de aprendizagem, o que aprenderam de novo com as apresentações e a atividade de aprofundamento. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise;
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
- Promover o debate e a reflexão sobre a atuação da ONU.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento nas atividades propostas;
- Qualidade das apresentações e do trabalho em grupo;
- Demonstração da habilidade de análise e reflexão.
Ações do professor
- Utilizar recursos simples para tornar a aula mais visual e dinâmica;
- Incentivar a participação dos alunos e promover o debate;
- Propor atividades que estimulem a pesquisa e o desenvolvimento da habilidade de análise.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas;
- Registrar as aprendizagens em seus templates de registro de aprendizagem.