Aula sobre Onu

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional formada por países que se unem para promover a paz, a segurança e o desenvolvimento global. A ONU é composta por diversos órgãos, como a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Tribunal Internacional de Justiça e a Secretaria-Geral. A ONU foi criada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de evitar conflitos armados e promover a cooperação entre os países.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a ONU e quais são as suas expectativas em relação ao tema. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e criar um ambiente acolhedor e participativo.

    Apresente a ONU e sua importância para a paz e o desenvolvimento global.


  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Cada grupo cria um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas sobre a ONU e seus órgãos.

  4. Etapa 4 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre a atuação da ONU em um conflito específico, como a Guerra do Golfo ou a crise migratória na Europa.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do template

    Os alunos preenchem o template de infográfico com informações sobre o estudo de caso apresentado.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma, explicando as informações preenchidas e as conclusões tiradas sobre a atuação da ONU no estudo de caso.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre a importância da ONU e o papel das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Promova uma reflexão a respeito da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos.

    Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à atuação da ONU e suas implicações no contexto global.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de infográficos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo e na discussão em sala de aula.
  • Qualidade do template de infográfico criado pelo grupo.
  • Qualidade das informações preenchidas no template de infográfico e clareza na apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Apresentar a ONU e sua importância para a paz e o desenvolvimento global.
  • Conduzir o estudo de caso e a discussão em sala de aula.
  • Orientar os alunos na criação do template de infográfico e no preenchimento das informações.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na criação do template de infográfico.
  • Preencher as informações no template de infográfico com base no estudo de caso apresentado pelo professor.
  • Apresentar o infográfico para a turma e explicar as conclusões tiradas sobre a atuação da ONU no estudo de caso.