Aula sobre Onu

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional composta por países soberanos que buscam solucionar problemas globais, como a paz e a segurança, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos. A ONU é uma das organizações mais importantes do mundo e tem a missão de manter a paz e a segurança internacional, promover o desenvolvimento econômico e social e proteger os direitos humanos. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a ONU e sua atuação em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a ONU e sua atuação. Em seguida, apresente o tema e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e entregue para cada grupo um texto sobre a atuação da ONU em diferentes contextos, como América e África.

  3. Etapa 3 - Leitura e Discussão em Grupo

    Os alunos devem ler e discutir em grupo o texto entregue, identificando os principais pontos e as informações relevantes sobre a atuação da ONU em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Criação de critérios de avaliação por Rubrica

    Os alunos devem criar, em grupo, um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate em Grupo

    Os alunos devem debater em grupo sobre a atuação da ONU em diferentes contextos, utilizando o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate em grupo e reforce a importância da atuação da ONU em diferentes contextos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos de acordo com os critérios estabelecidos no template de avaliação por rubrica criado pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a atuação da ONU em diferentes contextos.
  • Estimular a participação e o diálogo em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de criação de critérios de avaliação por rubrica.
  • Reforçar a importância da atuação da ONU em diferentes contextos.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na divisão dos grupos.
  • Compreensão do texto entregue pelo professor.
  • Criação de um template de avaliação por rubrica pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Utilização do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Orientar e monitorar as discussões em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Orientar e monitorar a criação do template de avaliação por rubrica pelos alunos.
  • Orientar e monitorar o debate em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Ler e discutir em grupo o texto entregue pelo professor.
  • Identificar os principais pontos e as informações relevantes sobre a atuação da ONU.
  • Criar, em grupo, um template de avaliação por rubrica.
  • Debater em grupo sobre a atuação da ONU em diferentes contextos.
  • Utilizar o template de avaliação por rubrica criado na etapa anterior.