Aula sobre Op Art

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Op Art, ou Arte Óptica, é um movimento artístico que surgiu na década de 1960, caracterizado pelo uso de ilusões de óptica e efeitos visuais para criar obras de arte que desafiam a percepção do espectador. As principais características da Op Art incluem o uso de padrões geométricos, repetição de formas e cores contrastantes, bem como a manipulação de linhas e formas para criar sensação de movimento ou profundidade em uma superfície plana.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema (15 minutos)

    O professor apresenta o tema Op Art e suas características, mostrando exemplos de artistas que utilizaram essa técnica.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo (30 minutos)

    Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de pesquisar sobre um artista que utilizou a técnica de Op Art. Eles devem buscar informações sobre a vida do artista, suas obras mais famosas e como ele utilizou a técnica de Op Art em suas criações. Ao final da pesquisa devem cada grupo deve criar uma obra de arte inspirada no artista pesquisado e utilizando a técnica de Op Art.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (30 minutos)

    Os grupos criam um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles devem definir uma escala de 1 a 5 para cada critério.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos artistas pesquisados (30 minutos)

    Cada grupo apresenta o artista que pesquisou para a turma, utilizando a técnica de Op Art para criar uma obra de arte inspirada no artista. Eles também devem utilizar o template de avaliação por pares para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares (30 minutos)

    Os grupos avaliam uns aos outros utilizando o template criado na etapa 3. O professor acompanha a atividade para garantir que todos os critérios sejam avaliados de forma justa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo (15 minutos)

    Os alunos discutem em grupo sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em cada critério na próxima atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão (15 minutos)

    O professor conclui a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando a técnica de Op Art em suas criações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais.
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação de obras de arte.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo na execução da atividade.
  • Construção dos argumentos apresentados na avaliação por pares.
  • Qualidade da apresentação e comunicação das ideias.
  • Desempenho geral na execução da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos na pesquisa.
  • Acompanhar a criação do template de avaliação por pares.
  • Orientar os alunos na criação das obras de arte e na apresentação dos artistas pesquisados.
  • Acompanhar a avaliação por pares e garantir que todos os critérios sejam avaliados de forma justa.
  • Concluir a aula reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um artista que utilizou a técnica de Op Art.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Criar uma obra de arte inspirada no artista pesquisado.
  • Apresentar o artista e a obra de arte criada para a turma.
  • Avaliar os outros grupos utilizando o template criado na etapa 3.