Aula sobre Op Art

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Op Art, ou Arte Óptica, é um movimento artístico que surgiu na década de 1960 e tem como característica principal a criação de ilusões ópticas por meio de formas geométricas e cores. É uma arte que desafia a percepção visual do espectador e pode ser encontrada em diferentes áreas, como a moda, a arquitetura e o design gráfico.

  1. Etapa 1 - Entender

    O professor iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos de obras de artistas da Op Art, como Victor Vasarely e Bridget Riley. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre o movimento artístico, sua origem, principais características e artistas representativos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas na etapa anterior, os grupos deverão criar um esboço de uma obra de Op Art, definindo as formas geométricas e as cores a serem utilizadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços para a turma e, em conjunto, decidir qual obra será desenvolvida.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na obra escolhida, os grupos deverão criar um protótipo utilizando materiais, como papel, lápis de cor e régua.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e, em conjunto, avaliar a eficácia da obra em criar ilusões ópticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica;
  • Ampliar o conhecimento sobre a história da arte;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo;
  • Qualidade e profundidade das informações coletadas;
  • Capacidade de análise crítica e contextualização do movimento artístico;
  • Originalidade, criatividade e coerência na criação do esboço;
  • Coerência entre as formas geométricas e as cores escolhidas;

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de obras de artistas da Op Art;
  • Dividir os alunos em grupos para a pesquisa em grupo;
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e na criação do esboço;
  • Estimular a criatividade e a experimentação;
  • Incentivar a colaboração e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo;
  • Coletar informações relevantes sobre o movimento artístico;
  • Definir as formas geométricas e as cores a serem utilizadas;
  • Apresentar o esboço criado pelo grupo;
  • Argumentar e comunicar suas ideias;