Aula sobre Op Art
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Op Art (Arte Óptica) é um movimento artístico que surgiu na década de 1960 e que tem como característica principal a criação de ilusões de ótica por meio de formas geométricas e cores. As obras de Op Art frequentemente produzem uma sensação de instabilidade visual, causando ilusões de óptica e brincando com a percepção do espectador. Essa forma de arte é altamente dinâmica e interativa, convidando o observador a explorar a obra de diferentes ângulos e perspectivas, resultando em uma experiência visual única e intrigante. A Op Art tem sido aplicada em diversas mídias, como pintura, escultura e design, e ainda é uma forma de expressão artística influente e fascinante atualmente.
Etapa 1 - Mapa de Empatia
O professor irá apresentar aos alunos o conceito de mapa de empatia e explicar como ele pode ser utilizado para entender as necessidades e desejos do público-alvo de um produto ou serviço. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender como as pessoas se sentem ao observar uma obra de Op Art.Etapa 2 - História da Op Art
O professor irá apresentar aos alunos a história da Op Art, mostrando obras de artistas famosos como Victor Vasarely e Bridget Riley. Os alunos irão analisar as obras e identificar as técnicas utilizadas pelos artistas para criar as ilusões de ótica.Etapa 3 - Técnicas de Op Art
O professor irá apresentar aos alunos as principais técnicas utilizadas na Op Art, como o contraste de cores, a repetição de formas e a sobreposição de linhas. Os alunos irão praticar essas técnicas em exercícios simples utilizando lápis de cor e papel.Etapa 4 - Criação de Obra de Arte
Os alunos irão criar suas próprias obras de arte utilizando as técnicas aprendidas na etapa anterior. O professor irá fornecer papel sulfite, lápis de cor, régua e compasso para que os alunos possam criar suas ilusões de ótica.Etapa 5 - Apresentação das Obras
Os alunos irão apresentar suas obras de arte para a turma e explicar as técnicas utilizadas para criar as ilusões de ótica. O professor irá incentivar a participação de todos os alunos e oferecer feedbacks construtivos.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação de suas obras de arte e sobre o que aprenderam na aula. O professor irá estimular a reflexão crítica e o diálogo entre os alunos.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar os alunos segundo os seguintes critérios:\- Utilização adequada das técnicas de Op Art;
\- Criatividade na criação da obra de arte;
\- Participação ativa na aula e na apresentação das obras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais;
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
- Promover a reflexão crítica sobre a arte e a cultura.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada das técnicas de Op Art;
- Criatividade na criação da obra de arte;
- Participação ativa na aula e na apresentação das obras.
Ações do professor
- Apresentar a história e as técnicas da Op Art;
- Oferecer feedbacks construtivos;
- Estimular a reflexão crítica e o diálogo entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos do público-alvo da Op Art;
- Utilizar as técnicas aprendidas para criar uma obra de arte;
- Apresentar a obra de arte para a turma e explicar as técnicas utilizadas.