Aula sobre Op Art
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A Op Art, ou Arte Óptica, é um movimento artístico que surgiu na década de 1960 e se caracteriza pelo uso de ilusões de ótica em suas obras. Os artistas desse movimento criam imagens que parecem se mover, vibrar ou mudar de forma quando observadas por um tempo. A Op Art é uma forma de arte que desafia o espectador a ver além do que está na superfície e a explorar o poder da percepção visual.
Etapa 1 - Check-in
O professor inicia a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Op Art e se já viram alguma obra de arte desse movimento.Etapa 2 - Contextualização
O professor apresenta aos alunos alguns exemplos de obras de arte da Op Art e fala sobre a história e características desse movimento.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de pesquisar sobre um artista da Op Art e suas obras. Eles devem criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para registrar as informações coletadas.Etapa 4 - Análise
Cada grupo apresenta suas descobertas para a turma e faz uma análise da obra escolhida, destacando as características da Op Art presentes na obra.Etapa 5 - Criação
Os alunos são desafiados a criar uma obra de arte inspirada na Op Art, utilizando técnicas como o uso de padrões, cores contrastantes e ilusões de ótica.Etapa 6 - Check-out
Os alunos compartilham suas obras com a turma e fazem uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
- Estimular a criatividade e a originalidade na criação de obras de arte;
- Promover a reflexão sobre a percepção visual e o poder das ilusões de ótica.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração nos grupos de pesquisa e na criação da obra de arte;
- Capacidade de análise e interpretação das obras de arte da Op Art;
- Criatividade e originalidade na criação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de obras de arte da Op Art e contextualizar o movimento;
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e análise das obras de arte;
- Estimular a criatividade e a originalidade na criação da obra de arte.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um artista da Op Art e suas obras;
- Analisar as obras escolhidas e destacar as características da Op Art presentes na obra;
- Criar uma obra de arte inspirada na Op Art, utilizando técnicas como o uso de padrões, cores contrastantes e ilusões de ótica.