Aula sobre Op Art

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Op Art é um estilo artístico que surgiu na década de 1960 e que se caracteriza pela criação de ilusões óticas através de padrões geométricos e cores vibrantes. A arte Op Art é uma forma de arte abstrata que brinca com a percepção visual do espectador. As obras de Op Art frequentemente produzem uma sensação de instabilidade visual, causando ilusões de óptica e brincando com a percepção do espectador. Essa forma de arte é altamente dinâmica e interativa, convidando o observador a explorar a obra de diferentes ângulos e perspectivas, resultando em uma experiência visual única e intrigante. A Op Art tem sido aplicada em diversas mídias, como pintura, escultura e design, e ainda é uma forma de expressão artística influente e fascinante atualmente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema e mostrar exemplos de obras de arte Op Art para a turma. É importante que os alunos entendam que a Op Art é uma forma de arte que brinca com a percepção visual e que pode ser criada com recursos simples, como papel e lápis.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    O professor deve apresentar um estudo de caso para a turma, onde os alunos deverão analisar uma obra de arte Op Art e identificar os elementos que compõem a ilusão ótica. O estudo de caso deve ser apresentado em um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o estilo Op Art e suas principais características. A pesquisa pode ser realizada em grupo ou individualmente, dependendo da disponibilidade de recursos.

  4. Etapa 4 - Criação

    Com base na pesquisa e no estudo de caso, os alunos devem criar suas próprias obras de arte Op Art. O professor deve fornecer materiais como papel, lápis, régua e cores vibrantes para que os alunos possam criar suas obras.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas obras de arte Op Art para a turma e explicar como criaram a ilusão ótica em suas obras.

  6. Etapa 6 - Discussão

    O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as obras criadas pelos alunos e as características do estilo Op Art. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas opiniões e ideias sobre as obras criadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de analisar e identificar os elementos que compõem a ilusão ótica em uma obra de arte Op Art.
  • Criatividade e originalidade na criação de uma obra de arte Op Art.
  • Participação na discussão em grupo e no compartilhamento de ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mostrar exemplos de obras de arte Op Art para a turma.
  • Fornecer um estudo de caso em um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas pelos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e o compartilhamento de ideias.

Ações do aluno

  • Realizar uma pesquisa sobre o estilo Op Art e suas principais características.
  • Criar suas próprias obras de arte Op Art.
  • Apresentar suas obras de arte Op Art para a turma e explicar como criaram a ilusão ótica em suas obras.