Aula sobre Op Art

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Op Art, ou Arte Óptica, é um movimento artístico que surgiu na década de 1960, caracterizado pelo uso de ilusões de óptica e efeitos visuais para criar obras de arte que desafiam a percepção do espectador. As principais características da Op Art incluem o uso de padrões geométricos, repetição de formas e cores contrastantes, bem como a manipulação de linhas e formas para criar sensação de movimento ou profundidade em uma superfície plana.

  1. Etapa 1 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos deverão pesquisar sobre a história da Op Art e seus principais artistas. Eles poderão utilizar livros e enciclopédias disponíveis na sala de aula para realizar a pesquisa. O professor deverá orientá-los e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos deverão criar uma obra de arte em estilo Op Art utilizando apenas papel e lápis. O professor deverá disponibilizar modelos e exemplos para inspiração.

  3. Etapa 3 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos deverão analisar e interpretar obras de arte em estilo Op Art. O professor deverá disponibilizar imagens de obras famosas e orientá-los na análise.

  4. Etapa 4 - Estação 4

    Na quarta estação, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O professor deverá explicar como utilizar a ferramenta e orientar os alunos na criação.

  5. Etapa 5 - Estação 5

    Na quinta estação, os alunos deverão apresentar suas obras de arte e suas análises para a turma. O professor deverá avaliar a apresentação e a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, o professor deverá conduzir uma discussão em grupo sobre as obras de arte criadas pelos alunos e as análises realizadas. Os alunos deverão participar ativamente da discussão.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Na última etapa, os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. O professor deverá coletar as avaliações e utilizar como feedback para melhorar a metodologia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes estilos visuais;
  • Contextualizar a arte no tempo e no espaço;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da obra de arte criada;
  • Análise correta e coerente das obras de arte apresentadas;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Op Art e contextualizar o assunto;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Disponibilizar materiais e exemplos para inspiração;
  • Avaliar as atividades dos alunos;
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a história da Op Art e seus principais artistas;
  • Criar uma obra de arte em estilo Op Art;
  • Analisar e interpretar obras de arte em estilo Op Art;
  • Participar da discussão em grupo;
  • Avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam.