Operações com fatoriais
Nesta aula de Matemática vamos aprender a fazer algumas operações usando números fatoriais. Então se acomode no seu cantinho de estudos e vem pra mais uma aula do #AprendiZAP
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
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1. Questão de múltipla escolha:
Determine o valor da expressão e selecione a alternativa certa:
Atividade completaA)
1B) 56
C) 112
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
As operações com fatoriais são muito importantes na Matemática, especialmente em áreas como a Probabilidade e a Estatística. Elas são utilizadas para calcular a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer, levando em consideração a ordem dos elementos. Por exemplo, para saber quantas maneiras diferentes podemos organizar 3 pessoas em uma fila, usa-se a operação de fatorial: 3! = 3 x 2 x 1 = 6. A aula trabalha com a metodologia de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, utilizando o princípio multiplicativo.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
As operações com fatoriais são fundamentais para a resolução de problemas que envolvem combinações e permutações. Elas são muito utilizadas em situações cotidianas, como em jogos de cartas, na organização de eventos e na escolha de equipes. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Gamificação:
As operações com fatoriais são muito importantes na Matemática, especialmente em áreas como a Probabilidade e a Estatística. Elas são utilizadas para calcular a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer, levando em conta a ordem dos elementos. Por exemplo, para saber quantas maneiras diferentes podemos organizar 3 pessoas em uma fila, usa-se a operação de fatorial: 3! = 3 x 2 x 1 = 6. A aula trabalha com a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.Atividade completa6. Design Sprint:
Operações com fatoriais são muito importantes em Matemática, especialmente em probabilidade e combinatória. Elas são usadas para calcular a probabilidade de eventos e para contar o número de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Por exemplo, se você tem 5 cartas e quer saber quantas maneiras diferentes pode organizá-las, você pode usar operações com fatoriais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender a calcular fatoriais e como usá-los para resolver problemas de probabilidade e combinatória. A metodologia Design Sprint será usada para criar um template que ajude a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias.Atividade completa7. Estudo de Caso:
Operações com fatoriais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas áreas do conhecimento, como na Estatística, Probabilidade e Combinatória. O fatorial é um símbolo matemático que representa a multiplicação de um número por todos os seus antecessores até chegar a 1. Por exemplo, 5! (lê-se "cinco fatorial") é igual a 5 x 4 x 3 x 2 x 1, que resulta em 120. A aula irá trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar e apresentar soluções para um problema relacionado às operações com fatoriais.Atividade completa8. Design Thinking:
Operações com fatoriais são muito importantes em diversas áreas da Matemática, como na Teoria das Probabilidades e na Análise Combinatória. Além disso, é possível encontrar aplicações em situações cotidianas, como em jogos de cartas e na organização de eventos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos em situações-problema.Atividade completa
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