Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Operações com fatoriais são muito importantes em Matemática, especialmente em probabilidade e combinatória. Elas são usadas para calcular a probabilidade de eventos e para contar o número de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Por exemplo, se você tem 5 cartas e quer saber quantas maneiras diferentes pode organizá-las, você pode usar operações com fatoriais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender a calcular fatoriais e como usá-los para resolver problemas de probabilidade e combinatória. A metodologia Design Sprint será usada para criar um template que ajude a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar nossas ideias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como ele é importante em Matemática. Use exemplos práticos para mostrar como as operações com fatoriais são usadas no cotidiano. Em seguida, explique como a metodologia Design Sprint será usada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem pesquisar sobre o que são fatoriais e como calculá-los. Eles podem usar livros, internet ou outros recursos disponíveis. Oriente-os e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço de como usar operações com fatoriais para resolver um problema de probabilidade ou combinatória. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente. Oriente-os e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem escolher o problema que desejam resolver e decidir como usar operações com fatoriais para resolvê-lo. Eles devem criar um plano de ação e apresentá-lo a você.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo da solução do problema escolhido. Eles podem usar papel, lápis, calculadora ou outros recursos disponíveis. Oriente-os e tire dúvidas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos devem testar a solução criada e verificar se ela está correta. Eles devem apresentar os resultados e discutir possíveis erros ou problemas encontrados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e reforce a importância das operações com fatoriais em Matemática. Peça aos alunos que compartilhem suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos usando operações com fatoriais.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular fatoriais e aplicá-los em problemas de probabilidade e combinatória.
  • Qualidade do esboço e do protótipo criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar e tirar dúvidas dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre fatoriais e como calculá-los.
  • Criar um esboço e um protótipo para resolver um problema de probabilidade ou combinatória.
  • Testar a solução criada e verificar se ela está correta.