Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Operações com fatoriais são muito importantes em diversas áreas da Matemática, como na Teoria das Probabilidades e na Análise Combinatória. Além disso, é possível encontrar aplicações em situações cotidianas, como em jogos de cartas e na organização de eventos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos em situações-problema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das operações com fatoriais na Matemática e em situações cotidianas. Mostre exemplos práticos para ilustrar a aplicação do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos em situações-problema relacionadas ao tema. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Construção do espaço amostral

    Os alunos devem construir o espaço amostral de um evento utilizando o princípio multiplicativo. Apresente exemplos práticos para ilustrar a aplicação do princípio.

  4. Etapa 4 - Cálculo da probabilidade

    Os alunos devem calcular a probabilidade de um evento utilizando a construção do espaço amostral e o princípio multiplicativo. Apresente exemplos práticos para ilustrar a aplicação do cálculo de probabilidade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas apresentados. Estimule a participação de todos os alunos e forneça feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Aplicação em situações-problema

    Os alunos devem aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema relacionadas ao tema. Apresente exemplos práticos para ilustrar a aplicação dos conceitos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos conceitos aprendidos e estimule os alunos a aplicarem os conceitos em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir o espaço amostral utilizando o princípio multiplicativo.
  • Capacidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando a construção do espaço amostral e o princípio multiplicativo.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.
  • Criatividade e colaboração na criação do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a aplicação dos conceitos em situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar a aplicação dos conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar na criação do mapa de empatia.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações-problema.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Utilizar a criatividade na resolução dos problemas apresentados.