Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Operações com fatoriais é um tema importante na Matemática, pois está presente em diversas áreas do conhecimento, como na Estatística, Probabilidade e Combinatória. O fatorial é um símbolo matemático que representa a multiplicação de um número por todos os seus antecessores até chegar a 1. Por exemplo, 5! (lê-se "cinco fatorial") é igual a 5 x 4 x 3 x 2 x 1, que resulta em 120. A aula irá trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar e apresentar soluções para um problema relacionado às operações com fatoriais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o fatorial, como ele é calculado e sua importância na Matemática. Em seguida, explique a metodologia Estudo de Caso e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos devem ser divididos em grupos e escolher um tema relacionado às operações com fatoriais para pesquisar e apresentar soluções. Oriente os grupos na escolha do tema e na definição do problema a ser estudado.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o tema escolhido. Oriente os grupos na busca por informações relevantes e confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nos dados coletados, os grupos devem analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções. Oriente os grupos na análise crítica dos dados e na identificação das principais questões relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação. Oriente os grupos na comparação dos dados e na identificação de possíveis lacunas ou inconsistências nas informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação dos dados, os grupos devem apresentar soluções para o problema estudado. Oriente os grupos na elaboração de propostas concretas e viáveis para a resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos, que deverão conter informações relevantes sobre o tema estudado e soluções para o problema identificado. Avalie a qualidade dos infográficos e a capacidade dos grupos em apresentar suas soluções de forma clara e objetiva.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de dados.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em apresentar soluções concretas e viáveis para problemas relacionados às operações com fatoriais.

Critérios de avaliação

  • Qualidade dos infográficos apresentados pelos grupos.
  • Capacidade dos grupos em identificar e analisar o contexto do problema estudado.
  • Capacidade dos grupos em apresentar soluções concretas e viáveis para o problema identificado.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos com base na construção do espaço amostral.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na escolha do tema e na definição do problema a ser estudado.
  • Orientar os grupos na busca por informações relevantes e confiáveis.
  • Orientar os grupos na análise crítica dos dados e na identificação das principais questões relacionadas ao tema.
  • Avaliar a qualidade dos infográficos apresentados pelos grupos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às operações com fatoriais para pesquisar e apresentar soluções.
  • Realizar pesquisas em livros, internet e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o tema escolhido.
  • Analisar o contexto do problema e identificar suas causas e possíveis soluções.
  • Comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e outras fontes de informação.
  • Apresentar soluções concretas e viáveis para o problema identificado.