Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As operações com fatoriais são muito importantes na Matemática, especialmente em áreas como a Probabilidade e a Estatística. Elas são utilizadas para calcular a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer, levando em conta a ordem dos elementos. Por exemplo, para saber quantas maneiras diferentes podemos organizar 3 pessoas em uma fila, usa-se a operação de fatorial: 3! = 3 x 2 x 1 = 6. A aula trabalha com a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das operações com fatoriais na Matemática. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e criar um jogo de tabuleiro com dado, pinos, cards de perguntas e ações, tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo deve criar um jogo diferente, com perguntas e ações relacionadas ao tema das operações com fatoriais. Auxilie os alunos na criação dos jogos e forneça materiais como cartolinas, canetas, lápis de cor, tesouras, etc.

  3. Etapa 3 - Teste dos jogos

    Cada grupo deve testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade, as perguntas e as ações. Auxilie na mediação dos testes e fornecerá orientações para melhorias.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as operações com fatoriais e como elas foram aplicadas nos jogos criados. Auxilie na mediação da discussão e forneça exemplos práticos sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado e explicar como as operações com fatoriais foram aplicadas. Avalie a apresentação e forneça feedbacks.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância das operações com fatoriais na Matemática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos de tabuleiro.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Correção das perguntas e ações relacionadas ao tema das operações com fatoriais.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Compreensão e aplicação correta das operações com fatoriais.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos de tabuleiro.
  • Mediar os testes dos jogos e a discussão em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos jogos e fornecer feedbacks.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar a importância das operações com fatoriais na Matemática.

Ações do aluno

  • Criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema das operações com fatoriais.
  • Testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedbacks.
  • Discutir em grupo sobre as operações com fatoriais e como elas foram aplicadas nos jogos criados.
  • Apresentar o jogo criado e explicar como as operações com fatoriais foram aplicadas.
  • Participar ativamente das atividades em grupo e compreender corretamente as operações com fatoriais.