Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As operações com fatoriais são muito importantes na Matemática, especialmente em áreas como a Probabilidade e a Estatística. Elas são utilizadas para calcular a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer, levando em consideração a ordem dos elementos. Por exemplo, para saber quantas maneiras diferentes podemos organizar 3 pessoas em uma fila, usa-se a operação de fatorial: 3! = 3 x 2 x 1 = 6. A aula trabalha com a metodologia de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, utilizando o princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância das operações com fatoriais na Matemática. Apresente exemplos práticos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na organização de eventos ou na contagem de possibilidades em jogos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de fatoriais

    Nesta estação, os alunos devem aprender a calcular fatoriais e a aplicá-los em situações-problema. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Princípio multiplicativo

    Nesta estação, os alunos devem aprender o princípio multiplicativo e como utilizá-lo para calcular a probabilidade de eventos. Disponibilize exemplos práticos e exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Problemas envolvendo probabilidade

    Nesta estação, os alunos devem resolver problemas envolvendo probabilidade, utilizando as operações com fatoriais e o princípio multiplicativo. Disponibilize exemplos práticos e exercícios para que os alunos possam praticar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e compartilhar suas dúvidas e aprendizados. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão do conteúdo e reforce a importância das operações com fatoriais na Matemática. Disponibilize exercícios para que os alunos possam praticar em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular fatoriais e aplicá-los em situações-problema.
  • Ensinar o princípio multiplicativo e como utilizá-lo para calcular a probabilidade de eventos.
  • Resolver problemas envolvendo probabilidade, utilizando as operações com fatoriais e o princípio multiplicativo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular fatoriais e aplicá-los em situações-problema.
  • Compreensão do princípio multiplicativo e sua aplicação na resolução de problemas de probabilidade.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo probabilidade, utilizando as operações com fatoriais e o princípio multiplicativo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Disponibilizar exercícios e atividades para que os alunos possam praticar.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.
  • Fazer uma revisão do conteúdo e disponibilizar exercícios para que os alunos possam praticar em casa.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Tirar dúvidas e compartilhar aprendizados com os colegas.
  • Praticar em casa os exercícios disponibilizados pelo professor.