Aula sobre Operacoes Com Fatoriais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As operações com fatoriais são fundamentais para a resolução de problemas que envolvem combinações e permutações. Elas são muito utilizadas em situações cotidianas, como em jogos de cartas, na organização de eventos e na escolha de equipes. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e cotidianos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos devem estudar previamente o conteúdo sobre operações com fatoriais, utilizando materiais didáticos disponibilizados por você. Eles devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem operações com fatoriais. Os alunos devem resolver problemas em grupo e discutir as soluções.Etapa 6 - Atividade individual
Os alunos devem resolver uma atividade individual para fixar o conteúdo aprendido.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos aprendidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão e aprimoramento dos mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem operações com fatoriais.
- Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e cotidianos.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
- Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem operações com fatoriais.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Estudar previamente o conteúdo sobre operações com fatoriais, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar das discussões em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
- Resolver problemas em grupo e discutir as soluções.
- Realizar a atividade individual para fixar o conteúdo aprendido.