Aula sobre Operacoes Com Fatoriais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As operações com fatoriais são fundamentais para a resolução de problemas que envolvem combinações e permutações. Elas são muito utilizadas em situações cotidianas, como em jogos de cartas, na organização de eventos e na escolha de equipes. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e cotidianos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos devem estudar previamente o conteúdo sobre operações com fatoriais, utilizando materiais didáticos disponibilizados por você. Eles devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça comentários e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem operações com fatoriais. Os alunos devem resolver problemas em grupo e discutir as soluções.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos devem resolver uma atividade individual para fixar o conteúdo aprendido.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce os principais conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo e a construção do espaço amostral.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão e aprimoramento dos mapas conceituais.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem operações com fatoriais.
  • Participação e colaboração dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e cotidianos.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem operações com fatoriais.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Estudar previamente o conteúdo sobre operações com fatoriais, utilizando materiais didáticos disponibilizados pelo professor.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar das discussões em grupo e aprimorar o mapa conceitual.
  • Resolver problemas em grupo e discutir as soluções.
  • Realizar a atividade individual para fixar o conteúdo aprendido.