Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Nesta aula, vamos trabalhar com operações matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de resolução de problemas e compreensão dos processos envolvidos nas operações com números naturais.
Etapa 1 - Problematização
Apresente um problema matemático envolvendo operações com números naturais e peça aos alunos que discutam em grupo possíveis soluções para o problema. Pense em algum problema que seja necessário mais de uma operação, some, divida, e que seja algo dentro do cotidiano deles, nesse primeiro momento.Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em duplas, deverão criar alternativas para resolver o problema apresentado pelo professor. As alternativas podem ser registradas nos próprios cadernos.Etapa 3 - Solução
Os alunos, em grupos de 5 ou 6, deverão escolher a melhor alternativa para resolver o problema apresentado pelo professor e apresentar a solução para a turma registrando no quadro. Antes da apresentação, divida o quadro, para que todos consigam colocar suas soluções.Etapa 4 - Discussão
O professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre cada solução apresentada pelos alunos, trazendo comparações, facilidades ou erros com foco no aprendizado.Etapa 5 - Exemplos Práticos
Apresente outros problemas com operações com números naturais e peça aos alunos que resolvam os problemas em grupo, problemas que envolvam todas as operações.Etapa 6 - Diário de Bordo
Os alunos, com os mesmos grupos, deverão criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução para os problemas apresentados pelo professor. Em problema, os alunos escreverão os problemas a serem resolvidos. Em geração de alternativas, os alunos desenvolveram possibilidades de resolução, e em solução a alternativa que eles acreditam que faça mais sentido para a resolução do problema.Etapa 7 - Avaliação
O professor irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos e trazer um retorno para os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de aplicação dos conceitos aprendidos.
- Desenvolver habilidades de registro e organização das informações.
- Desenvolver habilidades de autoavaliação e melhoria contínua.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Habilidade de resolução de problemas.
- Habilidade de aplicação dos conceitos aprendidos.
- Habilidade de registro e organização das informações.
Ações do professor
- Apresentar problemas matemáticos envolvendo operações com números naturais.
- Conduzir discussões em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos.
- Fornecer retorno para os alunos sobre seu desempenho.
- Apresentar exemplos práticos de operações com números naturais.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para resolver os problemas apresentados pelo professor.
- Criar alternativas para resolver os problemas apresentados pelo professor.
- Escolher a melhor alternativa para resolver os problemas apresentados pelo professor.
- Resolver os problemas apresentados pelo professor em grupo.
- Criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução para os problemas apresentados pelo professor.