Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre operações com números naturais, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Eles irão desenvolver habilidades em resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais, utilizando estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das operações com números naturais no dia a dia. Em seguida, proponha uma atividade em grupo para que os alunos possam discutir e compartilhar suas experiências com o uso de números naturais em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Definição dos critérios de avaliação

    Apresente aos alunos os critérios de avaliação que serão utilizados para avaliar o desempenho dos grupos na atividade. Os critérios serão: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento da atividade

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Os alunos deverão utilizar recursos como papel, lápis, régua, etc., para criar o modelo..

  5. Etapa 5 - Discussão dos grupos

    Os grupos irão construir seus argumentos e irão debater entre si suas ideias e suas experiências.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos grupos

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo criado na etapa 4. Colete as avaliações e utilize os critérios de avaliação definidos na etapa 2 para avaliar o desempenho dos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma reflexão com os alunos sobre a importância das operações com números naturais e como elas podem ser aplicadas no dia a dia. Os alunos também irão compartilhar suas experiências com a atividade e o que aprenderam com ela.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades em resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades em comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância das operações com números naturais.
  • Definir os critérios de avaliação e explicar como eles serão utilizados.
  • Dar feedback para os grupos sobre a qualidade dos templates criados.

Ações do aluno

  • Discutir e compartilhar suas experiências com o uso de números naturais em situações cotidianas.
  • Criar um modelo de avaliação por pares utilizando recursos analógicos.
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo criado.