Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As operações com números naturais são fundamentais para o cotidiano dos estudantes, pois estão presentes em diversas situações, como em compras, contagem de objetos, cálculo de tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, onde irão registrar problemas, gerar alternativas e soluções para cada operação. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como resolução de problemas, trabalho em grupo e criatividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada na aula. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências com as operações com números naturais.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e serão desafiados a criar um problema que envolva as operações de adição, subtração, multiplicação ou divisão. Auxilie\-os na criação dos problemas.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá apresentar o problema criado e os demais grupos irão propor alternativas para resolvê-lo. Incentive a criatividade e a utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão apresentar a solução para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os problemas, alternativas e soluções para cada operação. Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos e a importância das operações com números naturais no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Trabalhar a colaboração entre os estudantes.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.
  • Criatividade na elaboração dos problemas e soluções.
  • Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
  • Compreensão dos processos envolvidos nas operações com números naturais.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Auxiliar os grupos na criação dos problemas e soluções.
  • Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar diferentes estratégias para resolver os problemas.
  • Ser criativo na elaboração dos problemas e soluções.
  • Criar um diário de bordo de qualidade.
  • Compreender os processos envolvidos nas operações com números naturais.