Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
As operações com números naturais são fundamentais para o cotidiano dos estudantes, pois estão presentes em diversas situações, como em compras, contagem de objetos, cálculo de tempo, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Os alunos serão desafiados a criar um diário de bordo, onde irão registrar problemas, gerar alternativas e soluções para cada operação. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como resolução de problemas, trabalho em grupo e criatividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a metodologia ativa Cultura Maker será utilizada na aula. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas experiências com as operações com números naturais.Etapa 2 - Problema
Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro e serão desafiados a criar um problema que envolva as operações de adição, subtração, multiplicação ou divisão. Auxilie\-os na criação dos problemas.Etapa 3 - Geração de alternativas
Cada grupo irá apresentar o problema criado e os demais grupos irão propor alternativas para resolvê-lo. Incentive a criatividade e a utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.Etapa 4 - Solução
Os grupos irão escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irão apresentar a solução para a turma. Estimule a discussão sobre as diferentes estratégias utilizadas.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os grupos irão criar um diário de bordo contendo os problemas, alternativas e soluções para cada operação. Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma.Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)
Faça uma reflexão final sobre a aula, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos e a importância das operações com números naturais no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Trabalhar a colaboração entre os estudantes.
- Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.
- Criatividade na elaboração dos problemas e soluções.
- Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
- Compreensão dos processos envolvidos nas operações com números naturais.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Auxiliar os grupos na criação dos problemas e soluções.
- Incentivar a utilização de diferentes estratégias para resolver os problemas.
- Fazer uma reflexão final sobre a aula e destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Utilizar diferentes estratégias para resolver os problemas.
- Ser criativo na elaboração dos problemas e soluções.
- Criar um diário de bordo de qualidade.
- Compreender os processos envolvidos nas operações com números naturais.