Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As operações com números naturais são fundamentais para o desenvolvimento da Matemática e para a vida cotidiana. É importante que os alunos compreendam os processos envolvidos nas operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, bem como as estratégias para resolvê-las. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Mapa de Empatia

    \- Apresente o tema da aula e explique sua importância

    \- Os alunos criarão um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários das operações com números naturais. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é enxergar, como usuários das operações com números naturais, o que pensam sobre e o que tem dificuldade que possam melhorar.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  2. Etapa 2 - Definição do Problema

    Com base no mapa de empatia, os alunos definirão o problema a ser resolvido. Por exemplo: "Como podemos tornar as operações com números naturais mais fáceis e divertidas para os alunos do 6º ano?".

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos irão gerar ideias para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles podem utilizar recursos, como cartões, post-its, desenhos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Seleção de Ideias

    Os alunos selecionarão as melhores ideias geradas na etapa anterior e justificarão suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Os alunos criarão protótipos das ideias selecionadas. Por exemplo, um jogo de tabuleiro para praticar as operações com números naturais.

  6. Etapa 6 - Teste

    Os alunos testarão os protótipos criados e avaliarão sua eficácia.

  7. Etapa 7 - Apresentação e Conclusão

    Os alunos apresentarão os resultados do projeto para a turma, e o professor trará complementos e avaliações sobre suas apresentações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a compreensão dos processos envolvidos nas operações com números naturais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Seleção e justificativa das ideias geradas na etapa de ideação.
  • Qualidade do protótipo criado e sua eficácia na resolução do problema definido.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar os protótipos criados pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Gerar ideias para resolver o problema definido.
  • Criar protótipos das ideias selecionadas.