Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula de hoje será sobre operações com números naturais. Vamos aprender a somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros. Essas operações são muito importantes para o nosso dia a dia, pois nos ajudam a resolver problemas e situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância das operações com números naturais. Em seguida, divida a turma em grupos e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia ativa de gamificação e como ela será aplicada na aula. Cada grupo deverá criar um jogo sobre operações com números naturais, seguindo o modelo de mapa de registro que irão construir. Disponibilize materiais para realizar a construção desses jogos. Pode ser construção de tabuleiros, jogos de perguntas e respostas, jogos de carta (memória, baralho, uno). Vai da criatividade da sala.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Cada grupo criará um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para os jogadores e por qual motivo seu jogo é muito legal e será um sucesso? O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos terão um tempo determinado para desenvolver o jogo, criando as regras, as perguntas e as ações. Interessante ter pequenas entregas ao longo desse prazo para que se acompanhe a evolução e ajude no desenvolvimento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie o trabalho conforme os critérios e intencionalidades pedagógicas.

  6. Etapa 6 - Jogar os jogos

    Os alunos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após a finalização dos jogos, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as ideias utilizadas e os processos envolvidos nas operações com números naturais.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância das operações com números naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza das regras do jogo.
  • Participação e envolvimento dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e a metodologia ativa de gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Avaliar a criatividade, a clareza das regras e a participação dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Criar um jogo sobre operações com números naturais.
  • Participar ativamente da atividade.
  • Discutir em grupo as estratégias utilizadas e os processos envolvidos nas operações com números naturais.