Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A aula de hoje será sobre operações com números naturais. Vamos aprender a somar, subtrair, multiplicar e dividir números inteiros. Essas operações são muito importantes para o nosso dia a dia, pois nos ajudam a resolver problemas e situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância das operações com números naturais. Em seguida, divida a turma em grupos e entregar uma folha de papel sulfite para cada grupo.Etapa 2 - Gamificação
Explique a metodologia ativa de gamificação e como ela será aplicada na aula. Cada grupo deverá criar um jogo sobre operações com números naturais, seguindo o modelo de mapa de registro que irão construir. Disponibilize materiais para realizar a construção desses jogos. Pode ser construção de tabuleiros, jogos de perguntas e respostas, jogos de carta (memória, baralho, uno). Vai da criatividade da sala.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Cada grupo criará um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para os jogadores e por qual motivo seu jogo é muito legal e será um sucesso? O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organizaçãoEtapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos terão um tempo determinado para desenvolver o jogo, criando as regras, as perguntas e as ações. Interessante ter pequenas entregas ao longo desse prazo para que se acompanhe a evolução e ajude no desenvolvimento.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie o trabalho conforme os critérios e intencionalidades pedagógicas.Etapa 6 - Jogar os jogos
Os alunos irão jogar os jogos criados pelos outros grupos. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos durante a atividade.Etapa 7 - Discussão em grupo
Após a finalização dos jogos, os alunos irão se reunir em grupos para discutir as ideias utilizadas e os processos envolvidos nas operações com números naturais.Etapa 8 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância das operações com números naturais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números naturais.
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa de gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza das regras do jogo.
- Participação e envolvimento dos alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e a metodologia ativa de gamificação.
- Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
- Avaliar a criatividade, a clareza das regras e a participação dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Criar um jogo sobre operações com números naturais.
- Participar ativamente da atividade.
- Discutir em grupo as estratégias utilizadas e os processos envolvidos nas operações com números naturais.