Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as operações com números naturais são fundamentais para a vida cotidiana, pois estão presentes em diversas situações, como em compras, cálculo de tempo, entre outras. Além disso, é importante destacar que as operações matemáticas são utilizadas em diversas áreas do conhecimento, como na física, química, engenharia, entre outras.
Metodologia ativa Sala de Aula Invertida:
Etapa 1 - Pré-aula
Selecione um vídeo ou texto que explique as operações com números naturais e enviar para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o assunto. É possível utilizar os [materiais da apredizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1yjozISWKwHIKyZzDVai2S?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553616133&usg=AOvVaw2T7AczRn79OKQoaAtjia96), mas qualquer outro que fizer sentido também.Etapa 2 - Mapa conceitual
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre as operações com números naturais, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos organizem as informações e relacionem os conceitos.Exemplo: Operações com números naturais -> Soma com números positivos -> 1. O resultado sempre será positivo. 2. O resultado sempre será maior que os valores dos números somados.
Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas baseadas no mapa para verificar o entendimento dos conceitos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente breves exemplos práticos de situações cotidianas que envolvam as operações com números naturais, como compras, descontos, divisões de dinheiro. Incentive a participação ativamente, resolvendo os problemas propostos.Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo
Construa e entregue uma lista de problemas para cada grupo resolver. Os problemas devem envolver as operações com números naturais e serem desafiadores para os alunos. O objetivo é que os alunos trabalhem em equipe e apliquem os conceitos aprendidos.Etapa 6 - Correção dos problemas
O professor deve corrigir os problemas em conjunto com a turma, incentivando a participação dos alunos e explicando os conceitos que foram aplicados.Etapa 7 - Avaliação
O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e fornecer um feedback construtivo. Os alunos também podem avaliar a aula e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
- Desenvolver a habilidade dos alunos de sistematizar ideias.
Critérios de avaliação
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Participação ativa na construção do mapa conceitual.
- Participação ativa na resolução dos problemas em grupo.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo ou texto para enviar aos alunos antes da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Propor e corrigir os problemas em conjunto com a turma.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto enviado pelo professor antes da aula.
- Participar ativamente na construção do mapa conceitual.
- Trabalhar em equipe na resolução dos problemas propostos.