Aula sobre Operacoes Com Numeros Naturais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que as operações com números naturais são fundamentais para a vida cotidiana, pois estão presentes em diversas situações, como em compras, cálculo de tempo, entre outras. Além disso, é importante destacar que as operações matemáticas são utilizadas em diversas áreas do conhecimento, como na física, química, engenharia, entre outras.

Metodologia ativa Sala de Aula Invertida:


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um vídeo ou texto que explique as operações com números naturais e enviar para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com um conhecimento prévio sobre o assunto. É possível utilizar os [materiais da apredizap](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/1yjozISWKwHIKyZzDVai2S?utm_origin%3Dlandingpage%26utm_source%3Dbusca&sa=D&source=editors&ust=1688495553616133&usg=AOvVaw2T7AczRn79OKQoaAtjia96), mas qualquer outro que fizer sentido também.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue uma folha de papel sulfite para cada grupo. Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre as operações com números naturais, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos organizem as informações e relacionem os conceitos.

    Exemplo: Operações com números naturais -> Soma com números positivos -> 1. O resultado sempre será positivo. 2. O resultado sempre será maior que os valores dos números somados.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e fazer perguntas baseadas no mapa para verificar o entendimento dos conceitos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente breves exemplos práticos de situações cotidianas que envolvam as operações com números naturais, como compras, descontos, divisões de dinheiro. Incentive a participação ativamente, resolvendo os problemas propostos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Construa e entregue uma lista de problemas para cada grupo resolver. Os problemas devem envolver as operações com números naturais e serem desafiadores para os alunos. O objetivo é que os alunos trabalhem em equipe e apliquem os conceitos aprendidos.

  6. Etapa 6 - Correção dos problemas

    O professor deve corrigir os problemas em conjunto com a turma, incentivando a participação dos alunos e explicando os conceitos que foram aplicados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e fornecer um feedback construtivo. Os alunos também podem avaliar a aula e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam cálculos com números naturais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos de sistematizar ideias.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa na construção do mapa conceitual.
  • Participação ativa na resolução dos problemas em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo ou texto para enviar aos alunos antes da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Propor e corrigir os problemas em conjunto com a turma.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto enviado pelo professor antes da aula.
  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual.
  • Trabalhar em equipe na resolução dos problemas propostos.