Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que “operações com números reais" é um tema fundamental na Matemática, pois nos permite realizar cálculos e resolver problemas que envolvem quantidades reais, como dinheiro, medidas, temperaturas, entre outros. Essas operações incluem adição, subtração, multiplicação e divisão, e podem ser aplicadas em diversas situações do cotidiano, como em compras, cálculo de juros, conversão de medidas, entre outras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema das operações com números reais e explique a metodologia ‘Design Thinking’. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia em grupos de 4 ou 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os grupos irão preencher o mapa de empatia com as informações coletadas em relação às operações com números reais. Eles irão explorar os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa de empatia e explicar as informações coletadas. Em seguida, a turma irá discutir as diferentes perspectivas e necessidades dos usuários das operações com números reais.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de operações com números reais, como cálculo de juros, conversão de medidas, entre outros. Os alunos irão discutir em grupo como resolver cada exemplo.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os grupos irão resolver problemas envolvendo operações com números reais, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia e os exemplos práticos apresentados pelo professor.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar a resolução dos problemas e explicar como utilizaram as informações coletadas no mapa de empatia. Incentive a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e a importância da metodologia Design Thinking para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que você dê feedbacks aos alunos para que eles possam melhorar seu desempenho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas com números reais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre as diferentes perspectivas e necessidades dos usuários das operações com números reais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Utilização adequada da metodologia Design Thinking para coleta de informações e resolução de problemas.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das operações com números reais e a metodologia Design Thinking.
  • Apresentar exemplos práticos de operações com números reais.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões e resolução de problemas.
  • Utilizar as informações coletadas no mapa de empatia para resolver os problemas propostos.