Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando aos alunos que as operações com números reais são fundamentais para a compreensão e solução de problemas matemáticos e também para o cotidiano dos estudantes. Elas estão presentes em diversas situações, como em compras, cálculo de juros e descontos, medições, entre outras. Utilize exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam a importância e aplicação das operações com números reais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das operações com números reais. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como cálculo de descontos em compras e cálculo de juros em empréstimos.

  2. Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um _template_ de registro de aprendizagem. Explique como deve ser feito o registro e dará exemplos de como os alunos podem organizá-lo.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão uma lista de problemas envolvendo operações com números reais. Eles deverão resolver os problemas em grupo e registrar suas respostas no _template_ de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos problemas resolvidos

    Cada grupo apresentará seus problemas resolvidos para a turma. Comente sobre as respostas e explique as soluções corretas.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos farão exercícios individuais sobre operações com números reais. Auxilie os alunos que tiverem dúvidas e dará feedback sobre as respostas.

  6. Etapa 6 - Reflexão e Feedback

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e registrarão no _template_ de registro de aprendizagem. Dê feedback sobre o desempenho dos alunos e incentivará a continuidade dos estudos sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre operações com números reais e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
  • Estimular o trabalho em grupo e o registro das aprendizagens por meio do _template_ de registro de aprendizagem.
  • Incentivar a reflexão sobre o aprendizado e o feedback entre professor e alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.
  • Participação ativa na criação e registro das aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e apresentar soluções coerentes.
  • Reflexão sobre o aprendizado e feedback recebido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e exemplos práticos e didáticos.
  • Explicar como criar o template de registro de aprendizagem.
  • Auxiliar os alunos na resolução de problemas e exercícios.
  • Dar feedback sobre as respostas e desempenho dos alunos.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Resolver problemas em grupo e registrar as respostas no template.
  • Participar ativamente da apresentação dos problemas resolvidos.
  • Fazer os exercícios individuais.
  • Refletir sobre o aprendizado e registrar no template de registro de aprendizagem.