Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que as operações com números reais são fundamentais para a vida cotidiana, desde o cálculo de descontos em compras até a resolução de problemas em áreas como engenharia e ciência. Mostre exemplos práticos de como os números reais são utilizados no dia a dia, como em medidas de comprimento, tempo e temperatura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique que os alunos irão trabalhar em um estudo de caso para desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas com números reais. Distribua o template de infográfico para cada aluno.

  2. Etapa 2 - Leitura do Estudo de Caso

    Distribua o estudo de caso para os alunos e peça que leiam atentamente. Explique que eles devem identificar as informações relevantes e as operações matemáticas necessárias para resolver o problema.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça que discutam o estudo de caso. Os alunos devem compartilhar suas ideias e estratégias para resolver o problema.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Com base nas discussões em grupo, peça aos alunos que preencham o template de infográfico com as informações relevantes e as operações matemáticas necessárias para resolver o problema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos

    Oriente os grupos a apresentarem seus infográficos para a turma, explicando as informações e as operações matemáticas utilizadas para resolver o problema. Estimule a participação de todos do grupo. Aproveite este momento para tirar as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Resolução do Problema

    Com base nas informações e operações matemáticas apresentadas pelos grupos, peça para os alunos resolverem o problema proposto no estudo de caso. Destaque as diferentes estratégias utilizadas por cada grupo para resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas definidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas com números reais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a compreensão dos conceitos matemáticos por meio de exemplos práticos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do problema proposto no estudo de caso.
  • Identificação das informações relevantes e das operações matemáticas necessárias para resolver o problema.
  • Clareza e organização na apresentação do infográfico.
  • Precisão na resolução do problema proposto.
  • Participação e colaboração nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar o assunto.
  • Distribuir o template de infográfico e o estudo de caso.
  • Orientar as discussões em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Proporcionar feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Ler atentamente o estudo de caso.
  • Identificar as informações relevantes e as operações matemáticas necessárias para resolver o problema.
  • Participar das discussões em grupo e compartilhar ideias e estratégias.
  • Preencher o template de infográfico com as informações e operações matemáticas necessárias.
  • Apresentar o infográfico e resolver o problema proposto.