Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Contextualize o assunto com os alunos. Explique que as operações com números reais são fundamentais para a vida cotidiana, desde o cálculo de descontos em compras até a resolução de problemas em áreas como engenharia e finanças. Mostre exemplos práticos de como os números reais são utilizados no dia a dia, como em cálculos de juros, medidas de temperatura, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a proposta da atividade, explicando que eles devem criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema de operações com números reais. Comente como devem ser as regras do jogo e como eles serão avaliados.Etapa 2 - Definição do Tema
Peça para os alunos definirem os subtópicos a serem trabalhados no jogo dentro da temática de operações com números reais. Compartilhe com eles algumas possibilidades de subtópicos: operações com números inteiros, frações e porcentagens.Etapa 3 - Criação do Tabuleiro
Oriente os alunos a criarem um tabuleiro de jogo com51 casas. Sugira que algumas casas possam ter ações especiais, como avançar duas casas ou voltar três casas.Etapa 4 - Elaboração das Perguntas e Respostas
Estimule os alunos a criarem perguntas e respostas sobre o tema escolhido. Oriente que as perguntas sejam divididas em diferentes níveis de dificuldade.Etapa 5 - Criação dos Cards, Pinos e Dado
Peça para os alunos criarem cards com as perguntas e respostas. Sugira que os cards sejam coloridos e tenham ilustrações para tornar o jogo mais atrativo. Os alunos também devem criar os pinos para os jogadores e o dado para jogar. Vale sugerir aqui que os pinos sejam feitos com materiais recicláveis.Etapa 6 - Teste do Jogo
Promova um momento para que os alunos testem seus jogos e façam ajustes necessários. Acompanhe os grupos, tire dúvidas e dê feedbacks construtivos.Etapa 7 - Mapa de Registro
Peça para os grupos registrarem as informações do jogo em um modelo de mapa de registro, preenchendo os seguintes campos: nome e objetivo do jogo, desafios a serem enfrentados, níveis e esquema de recompensas, informações para o usuário final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.Etapa 8 - Avaliação e Fechamento
Avalie o desempenho dos alunos e a qualidade do jogo segundo os critérios de avaliação e a entrega do mapa de registro. Faça um resumo dos principais tópicos do tema com os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas com números reais.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade das perguntas e respostas elaboradas pelos alunos.
- Clareza das regras do jogo.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo números reais.
- Elaboração adequada do mapa de registro do jogo.
Ações do professor
- Apresentar a proposta da atividade e fornecer os recursos e materiais necessários.
- Contextualizar o tema e explicar as regras do jogo.
- Orientar os alunos na elaboração das perguntas e respostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o jogo.
- Elaborar perguntas e respostas corretas sobre operações com números reais.
- Testar o jogo e fazer ajustes necessários.
- Participar ativamente da atividade.
- Realizar o mapa de registro do jogo.