Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que as operações com números reais são fundamentais para a vida cotidiana, desde o cálculo de descontos em compras até a resolução de problemas em áreas como engenharia e ciências. Mostre exemplos práticos de como os números reais são utilizados no dia a dia, como em cálculos de juros, medidas de tempo e distância, entre outros.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um vídeo ou texto que explique as operações com números reais e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com uma base teórica e dúvida sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa Conceitual

    Inicialmente, crie um mapa conceitual com os alunos sobre as operações com números reais. A ideia central deve ser "Operações com Números Reais" e as sub-ideias devem ser as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), notação científica, propriedades dos números reais e exemplos práticos. O mapa deve ter dois níveis de profundidade, ou seja, cada sub-ideia deve ter pelo menos duas informações adicionais.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles dicutirem as informações que colocaram em seus mapas conceituais. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão, tirando dúvidas e incentivando a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de operações com números reais, como cálculo de descontos, juros simples e compostos, entre outros.Oriente os alunos a resolverem os exemplos e peça para eles dicutirem em grupo as soluções encontradas. Lembre-se de trazer exemplos bem próximos ao dia a dia deles.

  5. Etapa 5 - Resolução de Problemas

    Monte uma lista com problemas envolvendo operações com números reais. Compartilhe com os alunos e peça para eles resolverem em pares. Após a resolução, promova uma discussão coletiva, corrigindo os problemas a partir das soluções encontradas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração os critérios estabelecidos. Oriente os alunos a avaliarem a sua aula e o seu desempenho.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um resumo destacando os principais pontos da aula e a importância de se aprender a realizar operações com números reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números reais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
  • Realização da atividade pré-aula.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo ou texto para a pré-aula.
  • Auxiliar os alunos na discussão em grupo e na elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de operações com números reais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material selecionado para a pré-aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Resolver os problemas propostos.
  • Participar da criação do mapa conceitual e das atividades em geral.
  • Avaliar a aula, as atividades e o professor.