Aula sobre Operacoes Com Numeros Reais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Contextualize o assunto para os alunos. Explique que as operações com números reais são fundamentais para a vida cotidiana, desde o cálculo de descontos em compras até a resolução de problemas em áreas como engenharia e ciências. Mostre exemplos práticos de como os números reais são utilizados no dia a dia, como em cálculos de juros, medidas de tempo e distância, entre outros.
Etapa 1 - Pré-aula
Selecione um vídeo ou texto que explique as operações com números reais e disponibilize para os alunos assistirem ou lerem antes da aula. O objetivo é que os alunos cheguem à aula com uma base teórica e dúvida sobre o assunto.Etapa 2 - Mapa Conceitual
Inicialmente, crie um mapa conceitual com os alunos sobre as operações com números reais. A ideia central deve ser "Operações com Números Reais" e as sub-ideias devem ser as operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), notação científica, propriedades dos números reais e exemplos práticos. O mapa deve ter dois níveis de profundidade, ou seja, cada sub-ideia deve ter pelo menos duas informações adicionais.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles dicutirem as informações que colocaram em seus mapas conceituais. Circule pela sala e auxilie os alunos na discussão, tirando dúvidas e incentivando a participação de todos.Etapa 4 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de operações com números reais, como cálculo de descontos, juros simples e compostos, entre outros.Oriente os alunos a resolverem os exemplos e peça para eles dicutirem em grupo as soluções encontradas. Lembre-se de trazer exemplos bem próximos ao dia a dia deles.Etapa 5 - Resolução de Problemas
Monte uma lista com problemas envolvendo operações com números reais. Compartilhe com os alunos e peça para eles resolverem em pares. Após a resolução, promova uma discussão coletiva, corrigindo os problemas a partir das soluções encontradas pelos alunos.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, levando em consideração os critérios estabelecidos. Oriente os alunos a avaliarem a sua aula e o seu desempenho.Etapa 7 - Fechamento
Faça um resumo destacando os principais pontos da aula e a importância de se aprender a realizar operações com números reais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas com números reais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
- Realização da atividade pré-aula.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo ou texto para a pré-aula.
- Auxiliar os alunos na discussão em grupo e na elaboração do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de operações com números reais.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material selecionado para a pré-aula.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Resolver os problemas propostos.
- Participar da criação do mapa conceitual e das atividades em geral.
- Avaliar a aula, as atividades e o professor.