Aula sobre Oracao Sem Sujeito

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A oração sem sujeito é um assunto importante na gramática e pode ser encontrado em diversos textos, desde notícias até literatura. É importante que os alunos saibam identificar os termos constitutivos da oração, como o verbo e seus complementos e modificadores, para poderem compreender melhor o que estão lendo e escrevendo. Para tornar essa atividade mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos irão criar um fanzine sobre o tema, dividida em 8 partes, para desenvolver o assunto e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade, contextualizando-o e explicando a importância de identificar os termos constitutivos da oração. Apresente exemplos práticos do uso da oração sem sujeito em textos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    Cada grupo irá criar um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, abordando os seguintes subtópicos:

    1\. O que é oração sem sujeito;

    2\. Como identificar uma oração sem sujeito;

    3\. Exemplos de orações sem sujeito;

    4\. Por que algumas orações não têm sujeito;

    5\. Diferença entre oração sem sujeito e oração com sujeito oculto;

    6\. Oração sem sujeito na literatura;

    7\. Oração sem sujeito nos jornais e revistas;

    8\. Exercícios práticos de identificação de orações sem sujeito.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados e como foram desenvolvidos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo sobre o tema abordado, trocando ideias e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos irão produzir um texto sobre a oração sem sujeito, utilizando os conhecimentos adquiridos na atividade.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    O professor fará um breve fechamento da aula, reforçando os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os termos constitutivos da oração;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Incentivar a produção textual e a compreensão de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação na criação do fanzine em grupo;
  • Qualidade da apresentação do fanzine;
  • Qualidade do texto produzido sobre o tema;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Identificação correta dos termos constitutivos da oração.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do fanzine;
  • Estimular a participação e a troca de ideias em grupo;
  • Propor atividades práticas para fixação do conteúdo;
  • Avaliar e dar feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do fanzine;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Produzir um texto sobre o tema;
  • Identificar corretamente os termos constitutivos da oração;
  • Apresentar a fanzine para a turma.