Aula sobre Oracao Sem Sujeito
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A oração sem sujeito é um tema importante na língua portuguesa, pois é fundamental para compreender como as frases são construídas e como a informação é transmitida. A oração sem sujeito é aquela em que não há um termo que exerça a função de sujeito na frase. Isso pode acontecer, por exemplo, em frases que expressam fenômenos da natureza, como "Choveu muito ontem à noite", ou em frases que apresentam um verbo impessoal, como "Há muitas pessoas na rua". Nesta atividade, será explorado o conceito de oração sem sujeito e seus diferentes tipos, para ajudar os alunos a identificá-los em textos e produções próprias.
Etapa 1 - Atividade prévia
Antes da atividade sobre orações sem sujeito, os alunos serão convidados a realizar uma pesquisa sobre o uso e a estrutura desse tipo de oração. Eles deverão buscar exemplos de orações sem sujeito em textos diversos, como notícias, artigos, trechos de livros, entre outros. Além disso, devem anotar no caderno as características e os contextos em que essas orações são encontradas.Etapa 2 - Check-in
Inicie a atividade explicando aos alunos o que é uma oração sem sujeito e dê exemplos de como ela pode ser usada em situações cotidianas. Em seguida, os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. No Check-in, eles devem preencher quais são os conhecimentos prévios que eles têm sobre o tema.Etapa 3 - Explorando os tipos de oração sem sujeito
Apresente exemplos de diferentes tipos de orações sem sujeito, como as que expressam fenômenos da natureza, as que apresentam verbos impessoais e as que apresentam indicação de hora e temperatura. Os alunos discutem em grupos sobre cada tipo e como eles podem ser identificados em uma frase.Etapa 4 - Identificando orações sem sujeito em textos
Os alunos leem um texto curto e identificam as orações sem sujeito presentes. Em seguida, discutem em grupos sobre como as orações sem sujeito afetam a compreensão do texto e a sua estrutura.Etapa 5 - Produção de textos
Os alunos produzem um texto curto utilizando orações sem sujeito. Oriente sobre como as orações sem sujeito podem ser usadas para dar ênfase a determinados aspectos do texto.Etapa 6 - Check-out
Os alunos finalizam o template de registro de aprendizagem, preenchendo o campo de Check-out e compartilhando o que aprenderam com a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as orações sem sujeito em textos lidos ou de produção própria;
- Incentivar a criatividade dos alunos na produção de textos utilizando orações sem sujeito;
- Promover a aprendizagem colaborativa através da discussão em grupo sobre os diferentes tipos de oração sem sujeito.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das orações sem sujeito em textos lidos;
- Utilização adequada das orações sem sujeito na produção de textos;
- Participação ativa nas discussões em grupo e colaboração com os colegas.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o conceito de oração sem sujeito;
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre os diferentes tipos de oração sem sujeito;
- Orientar os alunos na produção de textos utilizando orações sem sujeito.
Ações do aluno
- Participar ativamente nas discussões em grupo;
- Identificar corretamente as orações sem sujeito em textos lidos;
- Produzir textos utilizando orações sem sujeito de forma adequada.