Aula sobre Oracao Sem Sujeito

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de Estudo de Caso sobre oração sem sujeito, os alunos serão desafiados a aplicar seus conhecimentos sobre esse tema em um contexto real. Eles serão apresentados a um caso fictício que envolve a análise de um texto, no qual há diversas orações sem sujeito. Os alunos deverão identificar corretamente essas estruturas e refletir sobre seu uso e significado no contexto apresentado. Ao trabalhar em grupos, os alunos terão a oportunidade de discutir e debater suas interpretações, além de propor soluções para os desafios apresentados. A atividade visa desenvolver habilidades de análise, argumentação, trabalho em equipe e reflexão crítica, além de promover a aplicação prática dos conceitos estudados sobre oração sem sujeito.

  1. Etapa 1 - Apresentação do caso

    Apresente aos alunos um caso fictício que envolve uma situação em que a oração sem sujeito é essencial para a compreensão do contexto. Os alunos são introduzidos aos personagens, cenário e desafios presentes no caso.

    Exemplo de estudo de caso:

    Título: _Mistério nas Profundezas: Desaparecimento em Alto Mar_

    Subtítulo: _Oceano guarda segredos sombrios enquanto autoridades investigam o sumiço misterioso._

    Reportagem:

    _No início da manhã de hoje, um barco pesqueiro foi encontrado à deriva nas águas profundas do oceano. Chovia intensamente, dificultando as buscas e causando preocupação entre as equipes de resgate. A embarcação estava vazia, sem qualquer sinal de tripulação a bordo._

    _Autoridades marítimas foram acionadas para investigar o incidente. Apesar das tentativas de contato com outros barcos da região, nenhum relato de desaparecimentos foi registrado até o momento. Ondas agitadas e ventos fortes dificultam as operações de busca e resgate, aumentando ainda mais o mistério que envolve esse caso intrigante._

    _As investigações estão em andamento, e as autoridades suspeitam de uma possível falha mecânica como causa do abandono repentino da embarcação. O silêncio do oceano esconde segredos sombrios que desafiam os esforços da equipe de investigação. Enquanto isso, familiares e amigos aguardam ansiosos por qualquer notícia que traga esperança em meio a essa situação desesperadora._

    Note que as orações sem sujeito foram utilizadas para enfatizar as condições climáticas adversas, a ausência de tripulação no barco e a incerteza que envolve o caso, contribuindo para criar um clima de suspense e mistério na reportagem.


  2. Etapa 2 - Análise do caso

    Os alunos, individualmente ou em grupos, analisam o caso e identificam as orações sem sujeito presentes no texto. Eles fazem anotações sobre os elementos que indicam a ausência do sujeito, como verbos impessoais ou expressões como "é necessário" ou "é importante".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em grupos para discutir suas análises e trocar ideias sobre as orações sem sujeito identificadas. Cada grupo apresenta suas conclusões e compartilha exemplos de orações sem sujeito encontradas no caso.

  4. Etapa 4 - Resolução do caso

    Os alunos, individualmente ou em grupos, propõem soluções para os desafios apresentados no caso, levando em consideração o uso adequado das orações sem sujeito. Eles explicam como as orações sem sujeito ajudam a transmitir uma mensagem específica ou criar um efeito de sentido no contexto do caso.

  5. Etapa 5 - Apresentação e discussão

    Cada grupo apresenta suas soluções e explicações para a turma. Conduza uma discussão sobre as diferentes abordagens e reflexões sobre o uso das orações sem sujeito no caso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de oração sem sujeito;
  • Analisar o contexto e identificar orações sem sujeito;
  • Refletir sobre o uso e significado das orações sem sujeito;
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração;

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orações sem sujeito no caso apresentado;
  • Compreensão do uso e significado das orações sem sujeito no contexto;
  • Capacidade de propor soluções adequadas e coerentes, utilizando as orações sem sujeito de forma eficaz;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e apresentação clara das ideias.

Ações do professor

  • Apresentar o caso e orientar os alunos sobre o objetivo da atividade;
  • Auxiliar os alunos na identificação e análise das orações sem sujeito;
  • Facilitar a discussão em grupo e promover a troca de ideias;
  • Fomentar a reflexão sobre o uso das orações sem sujeito e suas implicações no contexto do caso.

Ações do aluno

  • Analisar o caso, identificar as orações sem sujeito e fazer anotações;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e contribuindo para a compreensão do tema;
  • Propor soluções criativas e fundamentadas para os desafios apresentados no caso;
  • Apresentar suas conclusões e soluções de forma clara e coerente.